Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Plano Estadual de Juventude é aprovado na Bahia.

O projeto de lei de Lei 18.532/2010 que institui o Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia. O plano reúne diretrizes que irão orientar a formulação de políticas públicas de juventude na Bahia durante os próximos 12 anos. A proposição foi encaminhada ao Poder Legislativo, pelo governador Jaques Wagner, no dia 25 de janeiro de 2010.   
A iniciativa tem por objetivo integrar os jovens ao desenvolvimento da Bahia, apresentando os eixos orientadores e prioridades, elaborados com a observância das especificidades de cada segmento juvenil. O texto “resultou de um processo dialógico democrático, já que foi discutido por milhares de jovens e dezenas de entidades em 23 encontros realizados em toda a Bahia, envolvendo especialistas, acadêmicos, gestores públicos, parlamentares, movimentos sociais e representantes da sociedade civil”, segundo informou a mensagem do governador Jaques Wagner ao Legislativo.                                 
O anexo ao projeto de lei ressalta que “a ideia da criação do Plano Estadual de Juventude nasceu no início desta década, junto com a mobilização pela constituição do Plano Nacional de Juventude”. No entanto, ainda de acordo com o documento, somente a partir de 2008, com a primeira conferência de juventude da Bahia, é que o processo ganhou força e alcance realmente estadual, sendo debatido por mais de 50 mil jovens, nos 26 Territórios de Identidade da Bahia.
CLICK AQUI e veja o Plano Estadual de Juventude.

Escolha profissional é o maior dilema dos jovens.

Vestibulandos ficam entre dinheiro e vocação na hora da escolha
A dúvida na escolha da profissão certa atinge a maioria dos jovens prestes a enfrentar o vestibular. Com intuito de auxiliar na escolha profissional o guia de profissões, da Editora Abril trouxe na edição deste ano algumas carreiras que compõem áreas com carências e progressos para os próximos anos.
Os eventos esportivos, como copa do mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016, que serão sediados no Brasil, além do bom momento da economia, principalmente comparados com outros países mais desenvolvidos, aumentaram a demanda por alguns profissionais. Para quem realmente está em dúvida quanto ao futuro, saber as áreas com alta empregabilidade é um bom começo na hora de decidir que carreira seguir.
O mapeamento do Guia das Profissões foi baseado em estudo realizado pelo Governo Federal dos setores com maiores carências de especialistas. O livro apresenta informações sobre cursos, possibilidade de mercados e depoimentos de alunos e profissionais.
As áreas tratadas são tecnologia da informação e computação, nanotecnologia (que reúne medicina com tecnologia), biotecnologia, robótica, novos materiais, aeronáutica e aeroespacial, energia limpa, infraestrutura, recursos do mar e agricultura.
Porém escolher profissão apenas pelo salário proporcionado pode ser um caminho equivocado. Muitas pessoas já ouviram dois tipos de conselhos no que se refere às escolhas profissionais. O primeiro diz que deve-se fazer aquilo que “dá dinheiro”; o segundo, de que o certo mesmo é fazer o que se gosta.
O fato, porém, é que as opções não são mutuamente excludentes. A orientadora vocacional, Diana de Almeida explica que as orientações em grupos ou individuais buscam mostrar ao vestibulando o caminho que o deixará mais feliz, tentando unir situação financeira com bem estar pessoal. “Em primeiro lugar sempre pensamos para que o aluno se sinta bem e completo, uma carreira em alta hoje pode estar em baixa no futuro, por isso estabilidade financeira e vocação devem andar paralelamente, porém sempre a felicidade em primeiro lugar”, explica.
Visão de futuro é o principal fator
Muitas pesquisas sobre a situação financeira e crescimento futuro das áreas de diversas carreiras realizadas na internet, orientações vocacionais e guias de profissão fazem com que vestibulando escolha a melhor opção juntando vocação com prosperidade econômica.
O estudante Igor César Esteves, 17, ainda está em dúvida entre duas profissões um pouco opostas, medicina ou engenharia aeronáutica. Segundo ele a decisão requer conciliar um ramo que goste com retorno financeiro. “Pesquisei na internet, com professores e em casa com meus pais para escolher a melhor opção que une ambos os fatores”, disse.
Gabriel Vallim Gomes, 17, escolheu a carreira de ciências da computação para seguir devido ao mercado, pois acredita ser um ramo em crescimento com grande futuro em todo o Brasil. “É a profissão do futuro, pois o mercado está carente e cada vez mais exigindo demanda de profissionais”, disse.
A vestibulanda, Letícia Castelani, 17, também acredita que as áreas relacionadas à tecnologia está com carência de profissional e crescendo intensamente a necessidade de alta qualidade de trabalhadores, por isso escolheu prestar engenharia elétrica. “Com a globalização, está crescendo muito as áreas de robótica, tecnologia em geral com muito incentivo do governo”.
Apesar do crescimento de novas outras áreas, consideradas profissões do futuro, as tradicionais ainda lideram o ranking das preferidas dos estudantes, em especial medicina, que muitas pessoas escolhem pela grandiosidade da área, podendo muitas vezes satisfazer o desejo pessoal com estabilidade financeira.
Vanessa Bernardo, 18, irá prestar vestibular para medicina e desde o ano passado se mantêm firme na escolha. “Eu tive sorte, é uma área que eu adoro e normalmente traz muito retorno financeiro”, disse.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

02 de novembro dia de Finados.

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.

Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.

E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso.

Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.

Sentimos, quando mergulhados em oração, o ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...

E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Texto: Padre Juca
Adaptação: Sandra Zilio

terça-feira, 1 de novembro de 2011

510 anos da Baía de Todos os Santos.

A maior baía do Brasil em extensão territorial 1052 km² e também em diversidade cultural, artesanato, história, arquitetura colonial (igrejas, fortalezas, belos solares coloniais e sedes de fazendas) e ecossistemas ricos em belíssimas paisagens, biodiversidade como manguezais, Mata Atlântica remanescente, coqueirais, bananais e recifes de corais onde estão presentes a foz dos Rios Paraguaçu, Jaguaripe, Subaé e inúmeros riachos que desembocam nas águas do oceano Atlântico. Este cenário é sede de diversos trabalhos ambientais como os das Ongs Instituto Mamíferos Aquáticos e ABCRN e deu origem através do Decreto Estadual 7595 (1999) à Área de proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos os Santos.
Seus principais limites são: o Porto da Barra ao Norte (na cidade de Salvador) e a Ponta do Garcês no extremo sul (município de Jaguaripe) e sua área propicia diversas opções para o lazer como o turismo em suas ilhas e praias paradisíacas de águas calmas e cristalinas.                                                                                                                                                            
 Seus principais limites são: o Porto da Barra ao Norte (na cidade de Salvador) e a Ponta do Garcês no extremo sul (município de Jaguaripe) e sua área propicia diversas opções para o lazer como o turismo em suas ilhas e praias paradisíacas de águas calmas e cristalinas ou a prática de esportes náuticos como o mergulho que vislumbra recifes de corais e destroços de naus e galeões naufragados ao longo da colonização brasileira onde é encontrada uma grande variedade de vida marinha em cenários submarinos com profundidades entre 12 e 45 metros e visibilidade entre 10 a 20 metros.                                                                                                              
  Vários eventos náuticos acontecem durante a alta estação como as regatas Aratu / Maragogipe, o Campeonato baiano de Windsurfe e a Travessia Mar Grande / Salvador, competição de natação em mar aberto.                    
O arquipélago da Baía de Todos os Santos é formado por 56 ilhas tropicais onde se destacam as ilhas de Itaparica (a maior ilha marítima do Brasil), Madre Deus, Maré, Frades, Medo, Bom Jesus dos Passos, Vacas, Maria Guarda, Cajaíba, Cal, São Gonçalo e Matarandiba sendo o uso de embarcações particulares ou escunas o principal meio de transporte para o acesso a estas ilhas.                                                                               


 Estas embarcações são disponibilizadas principalmente por agências de turismo receptivo que fazem passeios tendo como pontos de embarques diários o Centro Náutico da Bahia, Bahia Marina ou Terminal de Ilha Madre de Deus com o destino principal às ilhas dos Frades, Ilha de Maré, ilha de Itaparica, bem como o Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador que disponibilizam Ferry Boats e Catamarãs para a travessia até o terminal de Bom Despacho em Itaparica.                                                                                                                    


A construção da Capela de Boa Viagem em 1750 pelos portugueses deu origem ao maior evento de caráter religioso da Baía de Todos os Santos: a Procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes que acontece, todos os anos, entre os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. Na tarde do primeiro dia a imagem de Bom Jesus dos Navegantes é conduzida na Galeota Gratidão do Povo da Igreja da Boa Viagem até à Basílica da Conceição da Praia e na manhã do segundo conduzida pela mesma embarcação do Cais do Comando do 2º Distrito Naval às proximidades do Farol da Barra, retornando à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.