Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB elegeu o maior número de prefeitos de capitais nas Eleições de 2012


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) saiu com novo tamanho das Eleições de 2012: elegeu 440 prefeitos em todo o País, numa feliz coincidência com o número do partido, que é o 40. Foram 434 eleitos no primeiro turno e mais seis agora, no segundo.
Além disso, o PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas capitais: cinco dos novos administradores municipais eleitos nessas cidades são da sigla. Em Recife e Belo Horizonte os socialistas venceram já no primeiro turno e em Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho os candidatos da sigla venceram neste domingo (28) a disputa final nas urnas.
Neste segundo turno, o PSB saiu vencedor em seis das sete cidades em que disputava – além das três capitais, também nas cidades-pólo de Campinas (SP), Uberaba (MG), Duque de Caxias e Petrópolis (RJ). A única derrota foi em Uberaba, onde o candidato socialista Antônio Lerin obteve 48,64% dos votos, pouco atrás do oponente Paulo Piau, do PMDB, que fez 51,36% dos votos válidos. “Parabenizamos mesmo assim o companheiro Lerin, deputado Estadual por Minas Gerais, pois ele teve uma performance muito boa, ficando a menos de 3% do candidato vitorioso”, destacou o primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Na avaliação dele, os resultados demonstram o grande avanço conquistado pelo partido, pois, além das capitais, as cidades onde venceu no segundo turno são todas de grande importância econômica para suas regiões e, ainda, com grande eleitorado. “O PSB tem tido um crescimento consistente e a cada eleição se expande mais”, ponderou. “Nas eleições de 2010, por exemplo, elegemos o maior número de governadores – seis -, mais que o obtido por partidos maiores que nós, como o PSDB e o PT”.
Mas Siqueira alerta que é preciso encarar com modéstia essa vitória, que classifica de muito grande. “Será preciso estar bem consciente da grande responsabilidade que a sociedade brasileira está atribuindo ao PSB”, ressalta. “Por isso, o partido, por meio de sua Direção Nacional e especialmente também dos prefeitos agora eleitos, terá que promover um esforço coletivo para corresponder à expectativa do eleitorado que nos deu essa vitória.”
O primeiro secretário Nacional da sigla destaca ainda que o PSB não cresceu somente em número de eleitos, mas também foi o partido que mais cresceu percentualmente. “Já no primeiro turno crescemos 41%, o maior percentual entre todos os partidos, e agora, com essa expansão que nos alegra muito, vamos governar um número de eleitores 101% maior do que na eleição municipal anterior.”
Outra vitória que a sigla comemora é o alto índice de reeleição dos prefeitos do PSB – 71%, contra 50% da média nacional. Para Carlos Siqueira, esse é um fato extremamente significativo, pois revela a boa performance das administrações socialistas em todo o país. “Ou seja, ao mesmo tempo em que crescemos em número, também crescemos em qualidade”, resume.
Por fim, também nas alianças que fez em capitais o PSB obteve bons resultados: são do partido os vice-prefeitos eleitos em Natal, São Luis e Belém.
“É muito importante termos vitórias eleitorais, mas mais importante que isso é saber o que vamos fazer com elas”, apontou Siqueira. Em função disso, ele anuncia que a direção do partido já decidiu convocar para o primeiro final de semana de dezembro um encontro com todos os prefeitos eleitos, do qual participa também a Fundação João Mangabeira. “É para discutirmos formas de colaborar com eles, a fim de que possam continuar a nos dar a satisfação dessas Eleições de 2012 e, daqui a quatro anos, manter o alto índice de reeleição dos socialistas”.

Márcia Quadros - Assessoria de Imprensa do PSB Nacional