Translate

Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2010

O Homem que não se irritava !!!

Em uma cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava em uma modesta pensão, onde era admirado e querido. Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram de todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito. A garçonete chegou próxima a ele, pela a esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar, mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa. Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela votasse.
Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato para direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.
Após servir a todos os demais, passou rente a ele acintosamente, com a sopeira fumegante e exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou a conzinha. Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observaram discretamente para ver a sua reação.
Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja?
Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa.
Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servir sim senhor!
Ele olhou para ela, olhou para prato vazio e ficou pensativo por alguns segundos... Todos pensaram que ele iria brigar... Suspense e silêncio total. Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente: a senhorita serviu sim, mais eu aceito um pouco mais!
Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com aquele homem perdesse a compostura.
Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente. Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas.
Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou mesmo aumentar o próprio problema... Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão. Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente como fez o homem no restaurante.
(Autor desconhecido)

Um comentário:

Anônimo disse...

excelente,contudo vc deverá lembrar que cada pessoa tem um limite,e ultrapassado este, as reações são as mais diversas.
Cada pessoa é única como um todo e em suas reações.
Depende também de como foi a sua criação, se foi treinado para ser paciente e saber esperar o momento certo para cada situação.