Translate

Pesquisar este blog

sábado, 8 de novembro de 2014

A cultura perdendo seus valores

Cultura significa cultivar, genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

A cultura vai se perdendo e modificando com passar dos anos, devido à falta de investimento. No mundo em que vivemos hojea cada dia a tecnologia vai aumentando e os jovens cada vez levando  uma vida sedentária ligados em vídeo games, computadores (rede social, e-mail, celular, watsap e etc) , nas novelas e no mundo manipulado e mentiroso da TV Brasileira e Internacional. A falta de investimento é notável por falta dos nossos representantes (presidente, senadores, deputados, prefeitos e vereadores).

Com esta falta de investimento cada vez mais vai se  perdendo parte da nossa historia cultural. Hoje poucas são as Quadrilha Juninas, Bumba meu Boi, Ternos de Reis este ultimo  quase mão se fala mais, as manifestações culturais cada vez mas vem diminuindo com os avanços tecnológico e junto com este avanço na tecnologia os recursos vão se perdendo; a cultura vai se transformando e a população perdendo os seus valores.

Como fazer a Cultura proliferar resgatando as tradições e ao mesmo tempo associar as novas técnicas tecnológicas; se uma cidade de aproximadamente de 20 mil habitantes recebe uma média de  R$10.000,00 ( dez mil reais) por ano?



Esta é a realidade Cultural da nossa gente cada vez se perdendo pela falta de recursos, tornando nossos jovens sedentários, muitas vezes entregues as drogas e sendo influenciado pela mídia, uso de drogas, desrespeitado pai e mão e dando espaço ao aumento da violência e ao uso das drogas. 

Adriano Rocha Wirz 


Nenhum comentário: