Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Juventude em 1º lugar

No que se refere à juventude, é recente a inclusão desta temática na agenda política do Brasil e do mundo. As políticas públicas passaram a incluir as questões relacionadas à juventude, de forma mais consistente, por motivos emergenciais, já que os jovens são os mais atingidos pelas transformações no mundo do trabalho e pelas distintas formas de violência física e simbólica que caracterizam o século XXI.
No Brasil, o tema ganhou maior relevância na década de 90, a partir dos esforços de pesquisadores, organismos internacionais, movimentos juvenis e gestores municipais que enfatizavam a singularidade da
experiência social desta geração de jovens.
No entanto, até recentemente, as políticas públicas eram restritas ao universo do jovem e/ou adolescente, de até 18 anos. O debate público e a mobilização que ocorreram em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente – uma das mais avançadas leis existentes no mundo – foramdecisivos para a visibilidade dada aos direitos da infância e adolescência e às políticas públicas destinadas a essa faixa etária.
Assim, os jovens com idade superior a 18 anos eram atendidos por políticas voltadas para a população em geral e as políticas públicas de juventude eram marcadas por uma abordagem emergencial, cujo foco era o jovem em situação de risco social.
Ainda que esta perspectiva seja importante, ela é insuficiente, pois é preciso considerar as heterogeneidades da juventude. O universo juvenil é complexo, compreende múltiplas singularidades que precisam ser levadas em consideração na elaboração e implementação de políticas públicas.
Diante do desafio de inovar esta concepção, o Governo Federal passou a reconhecer que a juventude não é única, mas sim heterogênea, com características distintas que variam de acordo com aspectos sociais, culturais, econômicos e territoriais. Este novo olhar inaugurou uma nova concepção de política pública, que considera a juventude como um segmento social portador de direitos e protagonista do desenvolvimento nacional.
Sendo assim o ano de 2010 foi um ano que vai entrar para historia da Juventude Brasileira, devido a promulgação da PEC da Juventude pelo congresso Nacional, em 13 de julho de 2010, representa a mais importante vitoria do movimento de juventude no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Adriano,

Entendo perfeitamente a Juventude em primeiro Lugar, mas podemos como gestores de parcos recursos, direcionar politicas especificas para aqueles que são vitimas ou algozes do trânsito brasileiro, pois as estatisticas são absurdas e a propria ONU, diagnosticou e orientou os países a dedicar mais enfase a esta questão, com esclarecimentos, trabalhos técnicos direcionados, capacitação, em areas afins, objetivando reduzir drasticamente o número de vítimas fatais e principalmente aquelas com sequelas
devido ao acidente de trânsito.
Gostaria imensamente que algum candidato colocasse esta questão pelo menos em discussão, pois já é uma forma direcionar para o tema e de conscientização de nossa JUVENTUDE.
Luiz Carlos Pereira de Moraes.

Adriano Wirz disse...

Companheiro muito bom o seu comentário obrigado, mais vale lembrar que já existe um candidato que faz abordagem sobre o tema citado Dep. Capitão Tadeu este defende o transito e tem um projeto muito bom relacionado à juventude.
Adriano Wirz