Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março – Dia Internacional Contra a Violência Policial – International Day Against Police Brutality

O Dia Internacional Contra a Violência Policial ocorre em 15 de março. Ela começou em 1997 como uma iniciativa do Montreal Collective Opposed to Police Brutality e o grupo Black Flag, na Suíça. A data foi escolhida inicialmente por conveniência (15 de março de 1997 caiu em um sábado), embora desde o ano de 2000, tem sido muitas vezes ligado a um alegado incidente em que duas crianças, com idades entre 11 e 12, foram espancadas até a morte pela polícia suíça.
Relatório da Anistia Internacional critica violência policial no Brasil. Para a ONG, há ligação entre a violência atual com a impunidade na ditadura. Entidade critica alterações ao Plano Nacional de Direitos Humanos.
A precariedade do sistema carcerário e a violência policial foram os principais motivos de crítica ao Brasil na edição 2010 do relatório anual sobre direitos humanos da Anistia Internacional.
Entre alguns dos casos citados no relatório ligados à violência policial, a Anistia criticou estratégias como operações policias ostensivas que preveem a ocupação de comunidades por longos períodos com justificativa no combate ao narcotráfico. Segundo a entidade, nesses casos há registros de queixas por de membros da comunidade de “uso excessivo de força, intimidações, revistas arbitrárias e abusivas, extorsão e roubo por parte dos policiais”. No Rio de Janeiro, a Anistia destaca principalmente a disseminação das milícias, as quais controlam diversas comunidades.
The International Day Against Police Brutality occurs on March 15. It first began in 1997 as an initiative of the Montreal Collective Opposed to Police Brutality and the Black Flag group in Switzerland. The date was initially chosen for convenience (March 15 1997 fell on a Saturday), although since the year 2000, it has often been linked to an alleged incident in which two children, aged 11 and 12, were beaten to death by the Swiss police.

Fonte: Wikipédia / Reporter 24 horas

Nenhum comentário: