Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.
Em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, diversas cidades brasileiras realizaram seminários, protestos e passeatas na tentativa de conscientizar as pessoas para a importância da preservação da flora na manuntenção da vida no planeta. A Bahia comemorou com passeata realizada às margens do rio Corrente em Santa Maria da Vitória, com a finalidade de discutir questões ambientais e plantar mil mudas nativas no principal curso hídrico da região, através do Movimento Ecológico da Bacia do Rio Corrente. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, o Posto da Policia do Meio Ambiente fará uma exposição, onde mostrará diversos tipos de materiais recicláveis e uma árvore feita de pet. A Universidade Católica de Pernambuco realizará no dia 22 de setembro, no auditório G1 da instituição, a Palestra "Mudanças no código Florestal: Implicações socioambientais". Em Maceió, através do número 0800-082-8000 a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - Sempma recebe pedidos para plantio de mudas de árvore pelo telefone.
Além disso, diversos países se reuniram para lançar a campanha “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores”, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. A iniciativa consiste em mobilizar pessoas, comunidades, empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e governos para a plantação de árvores nativas e apropriadas para o meio ambiente local, por meio do compromisso de participação online.
No final de 2009, a campanha do PNUMA conseguiu que fossem plantadas mais de 7.7 bilhões de árvores, superando a meta de 7 bilhões prevista e contou com participantes de 170 países. Devido ao resultado positivo, a campanha continua em 2010. Os interessados podem acessar o site da instituição e preencher o formulário de inscrição se comprometendo a plantar uma ou mais árvores.

História - O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta foi realizado pela primeira vez em 1871, no estado norte-americano do Nebraska. A comemoração foi criada com o objetivo de incentivar ações voltadas para a preservação da flora no país, tornando atualmente um movimento mundial. No Brasil, durante 30 anos o dia 21 de setembro era destinado ao Dia da Árvore, mas a partir do Decreto Federal nº 55.795/65 o nome foi trocado para Festa Anual das Árvores.
Conforme previsto no Decreto, a Festa Anual das Árvores é comemorada durante a última semana do mês de março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Porém, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal comemora-se no dia 21 de setembro.

Nenhum comentário: