Você deu tudo de si, vestiu a camisa da empresa, ficou até mais tarde várias vezes com relatórios intermináveis, conseguiu mostrar a sua capacidade, mas, ao final do contrato, veio a tão temida sentença: “Não temos vagas para efetivá-lo neste momento”. E agora? Essa é uma situação muito comum, e, em muitos casos, independem do desempenho do estagiário, e sim, do momento que a empresa atravessa.
Diante deste cenário, o superintendente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Alberto Cavalheiro indica uma boa dose de coragem para partir para novas oportunidades: “Nem sempre você vai ficar para o resto da vida com a mesma namorada. Da mesma forma, nem sempre é o primeiro estágio é que vai proporcionar a consolidação da sua carreira. Muitas vezes, a empresa não tem espaço, vaga disponível ou verba para contratar mais uma pessoa. Então é preciso ter em mente que o estágio é um test drive e que, independente do seu futuro naquela empresa, é preciso que você dê o melhor de si. Pense que cada novo aprendizado, cada nova conquista que você tiver nessa empresa é uma linha a mais nos eu currículo”, observa.
Outro ponto importante, não só no estágio, mas durante toda a vida profissional, é a construção de relacionamentos sólidos. Ele explica que, muitas vezes, o estudante associa a palavra “relacionamento” à vida social e à diversão, e não entende que o dia a dia de trabalho é uma excelente oportunidade para a construção de uma rede de contatos importantes: “O estágio é hora de construir relacionamentos profissionais. Uma boa dica é fazer uso das redes em favor da sua carreira. Conquistas e novos aprendizados no seu trabalho podem ser compartilhados via Twitter, Facebook e Youtube, por exemplo. Mas lembre-se que nem tudo nessa vida é virtual, a construção de relacionamentos pessoais diariamente é muito importante, porque, fazendo um bom trabalho, certamente você será citado e indicado”, conclui.
Por fim, uma mensagem para quem está em busca de novos horizontes com o fim do estágio: “Converse com amigos e colegas de escola em busca de oportunidades. Procure na Internet agências de emprego e selecione empresas do ramo que você gostaria de trabalhar, para depois partir para uma ação em cima dessas empresas, cadastrando seu currículo nos sites, vendendo sua imagem e sendo seu marketeiro pessoal. Isso faz com que as suas possibilidades se ampliem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário