Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aeroporto de Salvador deve voltar a se chamar 2 de Julho

A senadora Lídice da Mata(PSB) defendeu nesta terça-feira (5/7), durante a Sessão especial do Senado em homenagem a Independência da Bahia, que o aeroporto de Salvador volte a se chamar 2 de Julho. “Não se trata de revanchismo, até porque minha fase de brigona já passou há muito tempo”, disse ela.
Segundo Lídice, todas as homenagens ao deputado Luis Eduardo Maglhães, que morreu em 1998, e que dá nome ao aeroporto, já foram feitas. A senadora ressaltou, inclusive, que a mudança para o antigo nome está sendo negociado com a família do parlamentar. “Se o aeroporto tivesse qualquer outro nome não haveria essa discussão, mas a importância da data representa muito para todo o povo baiano”, assinalou.
Lídice da Mata disse ainda que o próprio Antonio Carlos Magalhães, pai de Luis Eduardo, relutou em aceitar a homenagem. O projeto de retorno do antigo nome é do deputado Luis Alberto (PT-BA) e já recebeu parecer favorável na Câmara dos Deputados. O projeto terá que ser votado ainda no Senado.
O governador Jaques Wagner, também presente à sessão especial, defendeu a troca do nome e lembrou sua amizade com Luis Eduardo. “Éramos amigos e, pelo fato de fazermos aniversário na mesma data, muitas vezes comemoramos juntos. Quando surgiu a idéia dessa homenagem, eu fui a favor, mas, passada a tristeza, refleti sobre isso e hoje defendo a volta do antigo nome. Nenhum homem individualmente substitui a saga de um povo”, disse Wagner.
A sessão especial em homenagem ao dois de Julho contou com a presença dos ministros das Cidades, Mario Negromonte, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Participaram também os secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, de Saúde, Jorge Sola, de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Internacional, Fernando Schmidt. Os deputados Rui Costa(PT), Alice Portuga(PCdoB) , Antonio Brito (PTB ), Luis Argolo ( PP ), Geraldo Simões ( PT ), Daniel Almeida (PC do B), Luis Alberto (PT), José Carlos Araújo (PR). Prestigiaram também o evento a prefeita de Mangabeira, Domingas Souza da Paixão, Vovô do Ilê, Zulu Araújo, membro do PSB e ex-presidente da Fundação Palmares, João Jorge, do Olodum, além de vários convidados que prestigiaram a sessão.

Nenhum comentário: