Translate

Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2012

PARA REFLEXÃO “ PEGADAS NA AREIA”


Uma noite, sonhei que caminhava ao de uma praia acompanhado por Deus.

Durante minha caminhada, muitas cenas da minha vida se foram projetadas numa tela do céu. Conforme ia passando cada uma dessas cenas,  notava que se formavam pegadas na areia. Às vezes apareciam dois pares de pegadas, em outras somente um par.


Preocupou-me, porque notei que durante as cenas que refletiam etapas tristes da minha vida, só podia ver um par de pegadas na areia.
Então, disse:  “ Senhor, Tu me prometeste que, se Te seguisse, Tu caminharias sempre ao meu lado. Não  obstante , notei que durante os momentos mais difíceis de minha vida somente havia um par de pagadas na areia. Por que,  quando mais necessitava de Ti não caminhavas ao meu lado?”

O Senhor me respondeu: “ As vezes em que viste só um par de pegadas na areia , filho meu , foi quando te levava no meus braços.” 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB elegeu o maior número de prefeitos de capitais nas Eleições de 2012


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) saiu com novo tamanho das Eleições de 2012: elegeu 440 prefeitos em todo o País, numa feliz coincidência com o número do partido, que é o 40. Foram 434 eleitos no primeiro turno e mais seis agora, no segundo.
Além disso, o PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas capitais: cinco dos novos administradores municipais eleitos nessas cidades são da sigla. Em Recife e Belo Horizonte os socialistas venceram já no primeiro turno e em Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho os candidatos da sigla venceram neste domingo (28) a disputa final nas urnas.
Neste segundo turno, o PSB saiu vencedor em seis das sete cidades em que disputava – além das três capitais, também nas cidades-pólo de Campinas (SP), Uberaba (MG), Duque de Caxias e Petrópolis (RJ). A única derrota foi em Uberaba, onde o candidato socialista Antônio Lerin obteve 48,64% dos votos, pouco atrás do oponente Paulo Piau, do PMDB, que fez 51,36% dos votos válidos. “Parabenizamos mesmo assim o companheiro Lerin, deputado Estadual por Minas Gerais, pois ele teve uma performance muito boa, ficando a menos de 3% do candidato vitorioso”, destacou o primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Na avaliação dele, os resultados demonstram o grande avanço conquistado pelo partido, pois, além das capitais, as cidades onde venceu no segundo turno são todas de grande importância econômica para suas regiões e, ainda, com grande eleitorado. “O PSB tem tido um crescimento consistente e a cada eleição se expande mais”, ponderou. “Nas eleições de 2010, por exemplo, elegemos o maior número de governadores – seis -, mais que o obtido por partidos maiores que nós, como o PSDB e o PT”.
Mas Siqueira alerta que é preciso encarar com modéstia essa vitória, que classifica de muito grande. “Será preciso estar bem consciente da grande responsabilidade que a sociedade brasileira está atribuindo ao PSB”, ressalta. “Por isso, o partido, por meio de sua Direção Nacional e especialmente também dos prefeitos agora eleitos, terá que promover um esforço coletivo para corresponder à expectativa do eleitorado que nos deu essa vitória.”
O primeiro secretário Nacional da sigla destaca ainda que o PSB não cresceu somente em número de eleitos, mas também foi o partido que mais cresceu percentualmente. “Já no primeiro turno crescemos 41%, o maior percentual entre todos os partidos, e agora, com essa expansão que nos alegra muito, vamos governar um número de eleitores 101% maior do que na eleição municipal anterior.”
Outra vitória que a sigla comemora é o alto índice de reeleição dos prefeitos do PSB – 71%, contra 50% da média nacional. Para Carlos Siqueira, esse é um fato extremamente significativo, pois revela a boa performance das administrações socialistas em todo o país. “Ou seja, ao mesmo tempo em que crescemos em número, também crescemos em qualidade”, resume.
Por fim, também nas alianças que fez em capitais o PSB obteve bons resultados: são do partido os vice-prefeitos eleitos em Natal, São Luis e Belém.
“É muito importante termos vitórias eleitorais, mas mais importante que isso é saber o que vamos fazer com elas”, apontou Siqueira. Em função disso, ele anuncia que a direção do partido já decidiu convocar para o primeiro final de semana de dezembro um encontro com todos os prefeitos eleitos, do qual participa também a Fundação João Mangabeira. “É para discutirmos formas de colaborar com eles, a fim de que possam continuar a nos dar a satisfação dessas Eleições de 2012 e, daqui a quatro anos, manter o alto índice de reeleição dos socialistas”.

Márcia Quadros - Assessoria de Imprensa do PSB Nacional

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A culpa do "mensalão" é sua eleitor.


1989 pode ser considerado como o ano da retomada dos sonhos no Brasil.  O ano que nos mostrou a possibilidade da construção de um país democrático e menos desigual. A ditadura foi extinta quatro anos antes, com a saída do ultimo presidente general – João Figueiredo. Aquele que afirmou preferir o “cheiro de cavalo ao  cheiro do povo”.

Sucedeu-o no cargo Jose Sarney, o vice de Tancredo Neves, presidente eleito pelo voto de deputados federais, senadores e representantes de Assembleias Legislativas. Tancredo morreu no dia 21 de abril de abril de 1985 sem ter tomado posse. Tancredo Neves foi operado sete vezes, por causa de um tumor.  

Em 1989 os brasileiros teriam a primeira eleição com o voto direto para presidente da Republica.  A anterior ocorreu em 1960 quando foi eleito Jânio Quadros. Jânio governou menos de sete meses. Renunciou para tentar voltar, como ditador, nos braços do povo. Deu errado! 

A eleição de 1989 foi disputada por 22 candidatos – entre eles, Fernando Collor, Lula, Leonel Brizola, Mario Covas, Paulo  Maluf, Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Guilherme Afif Domingos, Roberto Freire, Éneas e Fernando GabeiraLula e Collor se enfrentaram no segundo turno. Collor venceu.

Mais o que tem a ver essas informações com o ’Mensalão”: foi exatamente neste período que a democracia começou de fato no Brasil. Mais não soubemos aproveitar as oportunidades, simplesmente somos “Analfabetos Políticos”. Sabe porque? não sabemos votar.....

A maioria dos Brasileiros leva a politica na brincadeira ou faz dela uma verdadeira salada de fruta, o presidente, o govenador e o prefeito precisam de uma bancada que seja aliada para aprovar os seus projetos, mais o povo vota da seguinte forma: candidato a presidente do partido X que tem na sua coligação ( X, Y e Z ) mais votam nos deputados da coligação que tem como presidente candidato do partido B. Cada grupo de partido tem suas ideologias uns são Capitalistas, outros Socialistas, outros Comunista e também temos os oportunistas.

É exatamente ai onde o eleitor erra em não saber votar. Diz que não vota no partido e sim na pessoa, pelo fato de ser seu vizinho, amigo, ou até amigo do seu amigo. Até mesmo por ser  bonito, como aconteceu na eleição de Collor. Muitas vezes também vende o voto por uma dentadura,  uma caixa de cerveja, uma conta de luz e até   um exame médico, entre  outros tristes motivos. 

Infelizmente a maioria dos políticos são oportunistas  e egoístas: só pensam no poder, dinheiro e em se dar bem. É ai que surge o Mensalão.  Pela ignorância dos eleitores que não souberam votar ;  nos deixamos levar pela  mentiras e manipulações dos meio de comunicação ( Globo e Veja), fazendo do nosso voto uma  salada de fruta como citado acima. Isso  acarreta elegermos parlamentares (Senadores, Deputado Federal, Deputado Estadual e vereadores)  picaretas, oportunistas , egoístas e etc.... não dando governabilidade ao Executivo ( Presidente, Governador e Prefeito),  que no exercício de seu mandato tem que aprovar as leis e os projetos para o bem estar da população, mais sem maioria no Legislativo,  começa o toma lá da cá, numa situação capaz de surgir um mensalão, na minha maneira de pensar.

O mensalão maior de todos, não é o do PT que se utilizou de esquema já existente, para trazer o avanço, o crescimento e o respeito de um  Brasil, que estava abalado perante o mundo, tudo, porque de forma sabia, elegemos um homem do povo ( Lula) mais no seu primeiro mandato não elegemos uma bancada que deu  sustentação ao seu governo.  O maior mensalão  não foi aquele que ajudou a construir o Brasil, que melhorou economia, que trouxe avanços na educação e que mudou a cara do Brasil; o maior de todos foi aquele que ninguém fala, porque a Globo não mostra, a Veja não divulga e a sociedade  silencia ... o mensalão da reeleição colocado de forma vergonhosa pelo PSDB para satisfazer os interesses pessoais da elite Brasileira; o mensalão pior de todos o da privatização que vendeu de forma absurda a preço de banana o nosso patrimônio.

Ao escrever este texto não quero acobertar ninguém. O mensalão é errado sim, e os culpados têm que ser punidos: o que  quero é justiça!  Quero que também apurem o mensalão do PSDB que vendeu nosso patrimônio, alegando não dar lucro e hoje, as empresas vendidas, faturam por ano 02 vezes mais do que o valor vendido. Enquanto uns utilizaram o mensalão para o avanço da nação outros utilizaram para interesses pessoais.

Vamos ficar espertos nesta eleição: se votar no candidato X, vote nos vereadores do partido que apoia o candidato X. Não vamos votar naquele que é herdeiro politico de quem governou para tirar proveito, comprando veiculo de comunicação, fraudando licitações para beneficiar empresas de sua família e tirando do povo o que era para ser investido no próprio patrimônio politico. Lembre-se: muitos que estão  ai são viciados em roubalheira.  São os filhos e netos dos Coronéis. Vote com a consciência e com o coração e vamos juntos construir um Brasil cada vez melhor.

Lembre-se: para evitar o mensalão vote nos candidatos a vereador dos partidos coligados com o seu candidato a prefeito. Não faça do seu voto uma salada de frutas.  

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia do surdo 26 de setembro.




No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do  Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida,  trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra  o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é  celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual  INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Muitos que não conhecem a historia dos Surdos no Brasil talvez se perguntem: Porque  comemorar o Dia do Surdo?  Na verdade, temos muito que comemorar, afinal hoje as condições de vida das pessoas surdas é muito melhor do que antes.
Podemos citar algumas coisas que melhoraram na vida dos surdos:
                        

  •    Nossa Língua, a Libras foi oficializada, com isso acontecem grandes mudanças em  nosso acesso à informação. Em especial, na educação, podemos hoje contar com profissionais  habilitados a se comunicarem ou a ensinarem aos surdos em sua própria língua. Garantindo  assim uma educação de qualidade.
  •          - Em muitos locais públicos já encontramos profissionais que conhecem a Libras e às vezes ficamos até assustados quando somos atendidos por um ouvinte que sabe um pouco Libras em um hospital, em um hotel, num restaurante ou em outra locais. Hoje vemos a Libras estampada na TV.
  •          - Temos disponível na TV, o closed caption em novelas, telejornais, programas de televisão, e filmes. Um recurso que tempos atrás não tínhamos. Muitos surdos não tinham muito interesse em televisão. Hoje podemos ter a mesma satisfação de um ouvinte, entender o que se passa na TV.
  •          - Conseguimos usar torpedos para nos comunicar com outros surdos, isso nos  trouxe liberdade de comunicação também.
  •          - Temos a Internet que hoje facilita nosso contato. Permitindo o ensino a à distancia, e muitos surdos podem estudar até via Internet.
  •          - Hoje muitos surdos estão completando o nível superior, ou faculdade. E podem mostrar a toda sociedade, sua capacidade para o trabalho, para educar, enfim, os surdos hoje são professores de crianças e jovens surdos. Empenham-se na educação e formação de outros surdos adultos. Antes não tínhamos professores Surdos. Mas esse número de surdos qualificados precisa aumentar, e nossas condições de vida  poderá ser ainda mais igualitária.

Todas as conquistas e avanços obtidos só reforçam a importância da existência do Dia do Surdo, para comemorarmos o que já conseguimos e, principalmente, para lembrarmos que ainda temos muito que lutar frente às nossas necessidades.

Na Bahia temos uma linda historia escrita pela comunidade surda, um dos grandes lideres desta comunidade é o Professor MILTON GUIMARÃES BEZERRA FILHO primeiro Pedagogo surdo da Bahia, pós-graduado em Psicopedagogia, primeiro surdo a tirar carteira de motorista na Bahia e nestas eleições ele é candidato a vereador em salvador pelo PSB com o numero 40026. O professor Milton luta pela escola Bilíngue e seu slogan de campanha é:  “ Deixe de preconceito surdo também tem direito”


No dia 29 de 2008 foi instituído o dia nacional dos Surdos, através da LEI Nº 11796 art. 1º, sancionada pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.                                        




Parte deste texto foi retirado do site do FENEIS que tem como Diretora presidente Profª Drª Karin Strobel.  

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Seguem até 3 de outubro as inscrições de artigos para o livro “Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil”


As inscrições para a seleção de artigos para o livro “Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil” estão abertas até o dia 3 de outubro. Organizada pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretária-Geral da Presidência da República a publicação tem por objetivo promover o diálogo entre governo, movimentos sociais e academia, registrando os avanços do debate sobre o tema. Podem participar da seleção jovens e pesquisadores do tema, com idade entre 15 e 35 anos, residentes e domiciliados em território nacional.
Serão selecionados cinco artigos que farão parte do livro organizado em três sessões: a primeira conterá textos, documentos e relatórios do I Seminário Juventude Rural e Políticas Públicas, realizado em Brasília de 21 a 24 de maio; a segunda conterá artigos sobre o estado da arte do tema da juventude rural e políticas públicas, e a terceira será constituída pela seleção de artigos dos jovens pesquisadores sobre juventude rural.
As inscrições estarão abertas até 3 de outubro, pela internet, no endereço  www.juventude.gov.br. Os candidatos devem preencher a ficha disponível no site e enviá-la para o email concursojuventuderural@presidencia.gov.br.
Fonte: Conjuve

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mercado de trabalho formal abre 19,1 milhões de vagas em 10 anos, em especial para jovens e idosos


De 2001 a 2011, a economia brasileira gerou 19,1 milhões de empregos formais, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) –, divulgados nessa terça-feira (18/9) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em 2011, a alta foi especialmente favorável aos jovens e maiores de 65 anos. No ano passado, foram geradas 2,242 milhões de vagas, 5,09% mais do que em 2010.
Esse é o terceiro melhor resultado de toda a série histórica iniciada em 1985, sendo menor apenas que os saldos ocorridos em 2010 (2,861 milhões) e 2007 (2,452 milhões). De acordo com o estudo do MTE, o mercado deu continuidade à trajetória de crescimento de empregos no País. Em relação aos rendimentos médios dos trabalhadores formais houve aumento real de 2,93%, percentual superior ao verificado no ano anterior, de 2,57%, passando de R$ 1.847,92, em dezembro de 2010, para R$ 1.902,13, em dezembro de 2011.
Economia - Puxado pelo fortalecimento da demanda interna, segundo o MTE, a Rais 2011 mostra que houve crescimento generalizado nos setores da economia. Dentre os que mais contribuíram para a geração de empregos formais estão o de Serviços, com 1,027 milhão de vagas; seguido do Comércio, 460,4 mil; Construção Civil, 241,3 mil; Indústria de Transformação, com 228,1 mil e Administração Pública, com 180,2 mil postos de trabalho gerados.
Rais 2011 – A Rais é um registro administrativo com declaração anual e obrigatória para todos os estabelecimentos no território nacional, privados ou públicos. Em 2011, 7,885 milhões de empregadores declararam a Rais. Foi registrado crescimento de 3,52% no total de declarações, percentual superior ao ocorrido em 2010: 2,47%.
As informações captadas sobre o mercado de trabalho formal referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos e temporários, dentre outros, segundo remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade. Já os dados dos estabelecimentos são relativos à atividade econômica e área geográfica.

Juventude luta por mais engajamento no Sistema ONU


O engajamento global da juventude e, mais especificamente, dentro do Sistema das Nações Unidas, foi o foco da reunião do grupo “Juventude 21”, que aconteceu no início de agosto, no escritório da UN-HABITAT – agência das Nações Unidas para habitação – em Nova Iorque.
Governos de todo o mundo reconhecem a juventude como pioneira, como “líder do amanhã”. A juventude vem se transformando em força positiva para a mudança em todos os continentes.
O “Juventude 21” é uma iniciativa que visa melhor engajar a juventude dentro do Sistema das Nações Unidas. Foi lançada em Oslo, na Noruega, no outono de 2011, e busca desenvolver junto à juventude, governos e sociedade civil, um processo que leve à criação de mecanismos que assegurem uma participação internacional de maior potência no campo de negociação internacional.
O relatório “Juventude 21: construindo uma arquitetura para o engajamento da juventude no Sistema ONU” propôs diversos cenários para tal engajamento – dois dos mais proeminentes foram a denominação de um representante da juventude e o estabelecimento de um fórum permanente para a juventude. Em janeiro de 2012, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, anunciou a criação de um posto de conselheiro especial para a juventude, um divisor de águas para a juventude globalmente.
Em março de 2012, 300 jovens e representantes governamentais se reuniram em Nairobi, no Quênia e desenvolveram a Declaração Nairobi, a qual não só parabeniza o Secretário Geral na sua decisão sobre a criação do cargo, mas também o encoraja a estabelecer um corpo de ação mais representativo. A reunião de Nairobi foi seguida por um painel de discussão que ocorreu na Rio+20, em que governos requisitaram o estabelecimento de um fórum permanente sobre a juventude.
“O estabelecimento de um fórum permanente sobre a juventude seria um divisor de águas para a participação global da juventude dentro do Sistema ONU”, afirmou Bruno Vanhoni, conselheiro de juventude para assuntos internacionais do Governo do Brasil. Após a reunião em agosto, “Torna-se importante para nós, como governo, e para a juventude a sociedade civil continuar trabalhando para atingirmos esse objetivo”.
Foi acordado que uma política de decisão abrangente para o maior engajamento da juventude no Sistema ONU – como o próprio estabelecimento do fórum permanente – só poderá ser bem implementada através de processos da própria ONU. Isso requereria consultas extensas e formais com os Estados-Membros culminando na adoção de uma resolução em algum órgão do corpo da ONU. Uma campanha de mídia será lançada para conscientizar e aumentar o apoio dessa iniciativa por parte de governos, organizações juvenis e a sociedade como um todo.
O próximo passo no processo será o evento paralelo ao Fórum Urbano Mundial – a Assembleia da Juventude Urbana, em Nápoles, em setembro de 2012, seguido por uma reunião de cúpula sobre o “Juventude 21”, que acontecerá em conjunto com uma reunião da Assembleia Geral da ONU. Esse último evento focará em engajar os Estados-membros sobre a iniciativa de se criar um fórum permanente e aumentar a conscientização sobre a importância de engajar a juventude no Sistema ONU.

Inscrições para voluntariado na Copa do Mundo terminam na sexta (21/09)


Depois não diga que não avisamos! O período de inscrição do Programa de Voluntariado da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 vai até a próxima sexta-feira, dia 21 de setembro.
Você pode?
SOMENTE SE você tiver 18 anos ou mais até trës meses antes da Copa das Confederações da FIFA e/ou da Copa do Mundo da FIFA, possui disponibilidade de 20 dias corridos e deseja fazer parte do time que vai realizar esses dois eventos no Brasil.
O que vou fazer?
Os cerca de 7 mil voluntários da Copa das Confederações da FIFA, no ano que vem, e 15 mil da Copa do Mundo da FIFA 2014 irão atuar em áreas como serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos, competições e outras.
Porque participar?
O Comitê Organizador Local (COL) deseja que o programa de voluntariado dos eventos seja um legado das Copas do Mundo e das Confederações ao expandir a cultura do voluntariado no Brasil e devolver ao mercado pessoas com experiência e treinadas para eventos de grande porte.
O voluntariado é uma ótima oportunidade de colaborar com um mundo melhor e ganhar experiência profissional. É também uma chance de fazer novos amigos, participar de um momento importante da história do país e melhorar a auto estima!
Assim como a equipe da Rio+20, a COL valoriza a diversidade no ambiente de trabalho. Por isso, os deficientes, gays e minorias culturais têm muito a somar ao programa!
Inscreva-se!
Acesse o link no banner disponível no site da FIFA (Junte-se à Nós!) e candidate-se!
com informações da Fifa

Todos pela doação



O futebol foi o tema escolhido pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmão Dulce (Osid), as atividades da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, que acontece na última semana de setembro. Três times baianos - Bahia, Vitória e Ypiranga - abraçaram a causa, comprometendo-se em participar com força total da divulgação da campanha de doação.
A idéia foi unir duas paixões: o futebol e o ato de doar. Com o envolvimento dos times, os organizadores da campanha terão a oportunidade de chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos, visando um aumento de potenciais doadores.
Os times baianos vão participar de forma efetiva, com diversas ações: jogadores do Bahia e do Vitória vão entrar em campo segurando faixas de apoio à doação de órgãos, de mãos dadas com filhos de funcionários da Osid, nas partidas dos dias 22 de setembro (Vitória x Goiás, às 16 horas, no Estádio Barradão) e 30 de setembro (Bahia x Botafogo, às 16 horas, no Estádio de Pituaçu).
Além disso, os atletas vão gravar vídeos para serem postados em redes sociais e nos sites dos clubes, falando sobre a campanha, e doarão camisas dos times para serem rifadas entre os colaboradores das Osid. Alguns jogadores vão marcar presença no "Arrastão Educativo! da instituição, a ser realizado no próximo dia 26, nos hospitais São Jorge e Santo Antônio. Na oportunidade, serão distribuídos folderes educativos.
No dia 27, no Pátio das Ambulâncias do Hospital Santo Antônio, acontece o "Evento musical", com apresentação do grupo Batifun, distribuição de folders educativos , sorteio de brindes e presença de jogadores do EC Ypiranga, EC Bahia, EC Vitória e sorteio da Rifa das camisas oficiais dos clubes.
No dia 28, às 10 horas, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado, Eraldo Moura, profere palestra sobre doação de órgãos, com abordagem do tema "Captação de órgãos - o papel da equipe multidisciplinar neste processo".

Central de Órgãos/futebol

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os Ataques de 11 de Setembro de 2001

No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos uma nação (que sempre transparece arrogância) fragilizada. Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos. 

Quatro aeronaves foram seqüestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, Um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao seqüestro, à queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas apenas os tripulantes do avião. Em um outro avião os seqüestradores fizeram-no colidir contra o quartel general de defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia. E o mais chocante foi os dois avião que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos. 

A primeira colisão se deu as 8:46 da manhã, o vôo 11 da American Airleins se chocou com a torre norte do Word Trade Center. A segunda colisão ocorreu as 9:03:11 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center. Já às 9:37:46 da manhã o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10:03: 11 da manhã ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines, após passageiros se revoltarem com os seqüestradores. Nenhum ocupante das aeronaves seqüestradas, sobreviveram. 

Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas. Atualmente onde antes ficavam as torres gêmeas do Word Trade Center, virou um memorial, e está sendo planejada à construção de um monumento em homenagem as vitimas dos ataques. 

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com intensificação da segurança, de 2001 a 2006 já ocorreram outros ataques, mas nenhum com a magnitude do de 11 de setembro.

Fonte: Historia do Mundo 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Um momento histórico da Juventude.


Passamos por um momento histórico  de acentuadas inquietações e de múltiplas incertezas em várias partes do mundo. Aqueles identificados com a social democracia esforçam-se por conhecer mais e melhor a sociedade em que vivem, para, em seguida, nela atuar efetivamente como sujeito da ação, socializando suas crenças, experiências e expectativas, uma vez  que democracia, socialismo, liberdade e cidadania, são, além de valores universais, as  conquistas que conferem  dignidade à vida humana.

Preservados os mecanismos tradicionais da representação, há que se investir numa democracia cada vez mais participativa. Vivesse, pois, aquele privilegiado período histórico em que as abstrações próprias do formalismo cedem espaço ou aprendem a conviver a crescente participação da sociedade na gestão dos assuntos públicos. Seguindo esta linha de raciocínio, precisamos implantar as Politicas Publicas de Juventude (PPJ), através dos organismos governamentais de juventude, real instrumento de inclusão social.

As políticas governamentais de Juventude deixaram de ser reivindicações unicamente dos estudantes. Hoje é demanda social em mesmo nível de saúde, educação e outros. Atualmente muito mais da metade dos presos são jovens, quem mais mata e quem mais morre em acidente de transito são jovens, quem mais morre  nos guetos e nos bairros periféricos são jovens que não tiveram oportunidade e  acabam indo para o mundo das drogas e os caminhos turvos da vida. Vale ressaltar que sem dúvida alguma,  isso acontece pela falta de Politicas Publicas para a Juventude.

A luta pelo primeiro emprego, exemplo número  um de  aspiração da Juventude, é uma realidade que desafia municípios em grande parte do Brasil. Em algumas localidades  observando a necessidade de se desenvolver programas voltados para a juventude, o governo  conseguiu  romper o preconceito e a desinformação implantando órgão e programas especialmente voltados para os jovens, como  entidades e Conselhos em nível Federal, Estadual e Municipal. A preocupação com a PPJ hoje é tão grande que existe a Coordenação de Juventude em nível de Brasil e muitos  Estados aderiram a ideia seja como Secretaria ou Coordenação pois, muitos dos nossos governantes já entendem que pensar na Juventude é investir no presente.
 Não podemos esperar o amanhã, precisamos agir agora pois a Juventude é o amanhã do Brasil.

Adriano Wirz

Presidente da JSB - Bahia 
Membro do Conselho de Juventude do Estado da Bahia 

Mais da metade dos jovens brasileiros desejam empreender


Mais da metade, 56%, dos jovens brasileiros sonham em ter um negócio próprio, sendo que 51% deles pretendem empreender em um prazo de até 6 anos. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos, agência de recrutamento, em parceria com a Nextview People, empresa de pesquisas em gestão e desenvolvimento de pessoas.
Os jovens da região Norte são os que mais querem ter um negócio próprio, seguidos pelos da Centro-Oeste, Sul e Nordeste. O Sudeste do país fica com a última posição. “As regiões Norte e Nordeste são menos saturadas, o que torna um pouco mais fácil criar algo”, considera Maíra.
Ao mesmo tempo em que aumentou o interesse pelo empreendedorismo, diminuiu de 87% para 75% o índice dos que também avaliam trabalhar em empresas privadas.
Exemplo brasileiro
Eike Batista foi a personalidade mais citada pelos jovens brasileiros na questão “líder mais admirado”. Empreendedorismo e capacidade de inovar do empresário foram as justificativas utilizadas por 61% dos entrevistados para a escolha.
Como empreender?
Existem diversas organizações de jovens voltadas para apoiar outros jovens no empreendedorismo. Uma boa forma de tirar suas dúvidas e colocar suas ideias de negócios em prática é participar dos eventos realizados por instituições como a RioJunior, Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, e Aliança Empreendedora.
Outra boa forma de buscar apoio para seu negócio é através de Startups. Diversas organizações, empresas e organizações do Brasil realizam um movimento de eventos e discussões sobre empreendedorismo, negócios e seleções períodicas de startups de projetos ou/e empresas.
Procure informações sobre o Salão de Inovação da Rio InfoCircuto Startups ou empresas-anjos, como são chamados investidores especializados em projetos jovens.
com informações da Revista Exame e do Portal Infojovem

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Votos dos jovens brasileiros terão impacto sobre a eleição 2012

As eleições municipais estão chegando e segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os votos dos jovens brasileiros terão impacto sobre a eleição 2012. A Porcentagem de jovens aptos a votarem é de cerca de 42% da população brasileira. E em algumas capitais importantes esse número pode chegar até 54%. Significando, assim, que o resultado da eleição 2012 poderá ser decidido pelos jovens!

O Brasil tem a particularidade de que a pessoa começa a ser considerada cidadã a partir do momento em que efetua a sua inscrição eleitoral. Usufruir do direito de votar é uma forma do jovem exercer a cidadania e mostar sua opinião sobre o futuro que deseja para o seu país. Para isso, pesquisas mostram os temas que os jovens serão mais influênciados na hora de votar:
1º lugar: A situação econômica.
2º lugar: Segurança Pública.
3º lugar: Educação.
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente :
  • Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
  • É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante.
  • Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto
  • A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

    Fonte: Info Jovem 

Use o Facebook para entrar no mercado de trabalho


Facebook é o espaço onde podemos interagir com nossos amigos, certo? Errado. Há muito tempo as redes sociais viraram espaços virtuais com representação de toda a sociedade. E o Brasil embarcou com tudo nas redes sociais!
Além dos seus amigos e colegas, seu chefe, sua família e o cara da padaria podem ser usuários das redes sociais. Sites e plataformas sociais foram apropriadas pelo capital. Muitas empresas fazem marketing, relacionamento, captação de talentos e outras coisas através do Facebook, orkut, Linkedin, Istangram…
O fato é que as redes sociais são uma ferramenta de busca por novos funcionários. Saiba como atrair e aproveitar as oportunidades que estão na rede.
10 mandamentos do uso (saudável e $$) do Facebook
1) Muito cuidado com o português. Caso seja necessário, utilize o corretor ortográfio do seu programa de texto (Word, Br Office…), dicionários ou gramáticas digitais.
2) Cuide do seu perfil. Ele é o seu corpo virtual. É através dele que as pessoas te conhecerão na rede. Por isso, muita atenção ao preencher seus dados, preferências e fotos.
3) NUNCA poste palavrões, pornografia ou comentários discriminadores. (Aquela provacação tradicional aos torcedores do time rival deve ser SAUDÁVEL)
4) Evite falar mal do seu emprego, escola e amigos. Existem muitas maneiras de se dizer a mesma coisa. Faça críticas construtivas e respeitosas!
5) Só poste fotos que você mostraria para a sua mãe, diretora e chefe (mais cedo ou mais tarde essa galera vai te achar no Facebook)
6) Poste coisas que te motivam. Pode ser uma citação, foto, história, música ou qualquer coisa que torne o seu dia mais legal.
7) Participe de grupos que sejam condizentes com seus interesses.
8) Leia os tweets. Muitos amigos ou/e empresas divulgam oportunidades em seus perfis e páginas! Fique atento!
9) Faça relacionamento! Não tenha medo de interagir, adicionar pessoas conhecidas ou enviar mensagens para pessoas que você admira ou deseja conhecer! ATENÇÃO: NÃO SEJA CHATO, INSISTENTE ou/e PUXA-SACO.
10) VIVA! Ninguém consegue ser legal e agradável no Facebook sem ter uma vida real. Minhas três principais dicas são: leia muito, observe o mundo e interaja.
Fonte: Infojovem

domingo, 12 de agosto de 2012

Meu pai meu herói, meu pai meu orgulho...


















Esta é uma homenagem ao meu pai do qual tenho muito orgulho, apesar das diferenças politicas as vezes é minha grande espiração, pois tudo que tenho devo aos conselhos e ensinamentos dele. A honestidade, o respeito com as pessoas, sempre perguntar o que faria Deus no meu lugar antes de tomar uma decisão, tenho muito orgulho de meu pai... meu pai minha vida meu pai meu orgulho.
Este vídeo gostaria de homenagear também a todos os pais do Brasil.


sábado, 11 de agosto de 2012

HISTÓRIA DA DA UNE QUE FAZ HOJE 75 ANOS.


ANTES DA  UNE

O primeiro curso superior do Brasil foi criado em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao país. Durante todo o século 19, o ensino superior brasileiro esteve restrito a uma parcela extremamente limitada da população, com pouquíssimas instituições no país. No entanto, logo no início do século 20, com o crescimento da industrialização e das cidades, os estudantes também cresceram em número e importância.
O movimento estudantil tem seus primórdios em 1901, quando é criada a Federação dos Estudantes Brasileiros, entidade pioneira, porém que teve pouco tempo de atuação. Já em 1910 é realizado o I Congresso Nacional de Estudantes, em São Paulo. O rápido aumento do número de escolas, nas primeiras décadas do século, acompanhou também a rápida organização coletiva dos jovens, que desde o início de sua atuação, estiveram envolvidos com as principais questões do país.
A partir da Revolução de 1930, a politização do ambiente nacional levou os estudantes a atuarem firmemente em organizações como a Juventude Comunista e a Juventude Integralista. A diversidade de opiniões e propostas crescia, assim como o desejo de todos em formar uma única entidade representativa, forte e legítima, para promover a defesa da qualidade de ensino, do patrimônio nacional e da justiça social.

ANOS 50 INÍCIO DA DÉCADA DE 60 
Após a Guerra, a UNE fortaleceu a sua participação e posicionamento frente aos principais assuntos nacionais, fortalecendo o movimento social brasileiro em ações como a defesa do petróleo, que começava a ser mais explorado no país. Após a promulgação da Constituição de 1946, foi travado um grande debate entre os que admitiam a entrada de empresas estrangeiras para a extração, e os que defendiam o monopólio nacional. A UNE foi protagonista nesse momento com a campanha “O Petróleo é Nosso”. A luta prosseguiu até 1953, quando se deu a criação da Petrobras.
Durante os anos 50, houve muita disputa pelo poder na entidade, um embate diretamente ligado aos principais episódios políticos do país como a crise política do governo Vargas que levaria ao suicídio deste presidente em 1954. Após o governo de Juscelino Kubitschek, foram eleitos Jânio Quadros e João Goulart, o Jango. Nesse período a União Nacional dos Estudantes e outras grandes instituições brasileiras formaram a Frente de Mobilização Popular. A UNE defendia mudanças sociais profundas, dentre elas, a reforma universitária no contexto das reformas de base propostas pelo governo.
A renúncia de Jânio Quadros em 1961 e a turbulência acerca da posse do vice João Goulart fizeram a UNE transferir momentaneamente sua sede, no ano 1961, para Porto Alegre. Ali, os estudantes tiveram atividade vital na chamada Campanha da Legalidade, movimento de resistência para garantir que Jango fosse empossado. Quando conseguiu chegar o poder, o presidente foi o primeiro da história a visitar a sede da UNE, já no Rio de Janeiro. Desde aquele período, crescia a tensão entre os movimentos sociais e os grupos conservadores da sociedade, entre eles os militares, que tentavam intimidar e coibir as ações da UNE.
Em 1962, a UNE lançou um projeto ousado, a mobilização a partir de caravanas que rodariam o Brasil. A primeira delas, que aconteceu naquele ano, foi a UNE Volante, que, em conjunto com o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, contribuiu para consolidar a dimensão nacional da entidade em todo o território do Brasil. Durante dois meses, a UNE foi ao encontro de estudantes de várias partes do país para debater a necessidade das reformas e entender a realidade brasileira com seus contrastes e potencialidades. Em 1964, o presidente da UNE José Serra foi um dos principais oradores do comício da Central do Brasil, que defendia as reformas sociais no país e foi um dos episódios que antecederam o golpe militar.

A DITADURA MILITAR  DE 1964 A 1985 
A primeira ação da ditadura militar brasileira ao tomar o poder em 1964 e depor o presidente João Goulart foi metralhar, invadir e incendiar a sede da UNE, na Praia do Flamengo 132, na fatídica noite de 30 de março para 1º de Abril. Ficava clara a dimensão do incômodo que os militares e conservadores sentiam em relação à entidade. A ditadura perseguiu, prendeu, torturou e executou centenas de brasileiros, muitos deles estudantes. O regime militar retirou legalmente a representatividade da UNE por meio da Lei Suplicy de Lacerda e a entidade passou a atuar na ilegalidade. As universidades eram vigiadas, intelectuais e artistas reprimidos, o Brasil escurecia. Em 1966, um protesto em Belo Horizonte na Faculdade de Direito é brutalmente reprimido. No mesmo ano, também na capital mineira, a UNE realiza um congresso clandestino porão de uma igreja. Já no Rio de Janeiro, na Faculdade de Medicina da UFRJ, a ditadura reprimi com violência os estudantes no episódio conhecido como Massacre da Praia Vermelha.
Apesar da repressão, a UNE continuou a existir nas sombras da ditadura, em firme oposição ao regime, como aconteceu no ano de 1968, marcado por revoluções culturais e sociais em todo o mundo. Foi quando estudantes e artistas engrossaram a passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro, pedindo democracia, liberdade e justiça. No entanto, os militares endureciam a repressão em episódios como o assassinato do estudante secundarista Édson Luis e a invasão do Congresso da UNE em Ibiúna (SP), com a prisão de cerca de mil estudantes. No fim do mesmo ano, a proclamação do Ato Institucional número 5 (AI-5) indicava uma violência ainda maior.
Nos anos seguintes, a ditadura torturou e assassinou estudantes como a militante Helenira Rezende e o presidente da UNE, Honestino Guimarães, perseguido e executado durante o período de clandestinidade da entidade. Mesmo assim, o movimento estudantil continuou nas ruas, como nos atos e missa de 7º dia da morte do estudante da USP, Alexandre Vannucchi Leme, em 1973.
Ao final dos anos 70, com os primeiros sinais de enfraquecimento do regime militrar, a UNE começou a se reestruturar. O Congresso de reconstrução da entidade aconteceu Salvador, em 1979, reivindicando mais recursos para a universidade, defesa do ensino público e gratuito, assim como pedindo a libertação de estudantes presos do Brasil. No início dos anos 80, os estudantes tentaram também recuperar sua sede na Praia do Flamengo, mas foram duramente reprimidos e os militares demoliram o prédio.
DIRETAS JÁ E FORA COLLOR 
Com o fim da ditadura militar, o movimento estudantil voltou às ruas para defender suas bandeiras históricas e a consolidação da democracia no país. Em 1984, a UNE participou ativamente da Campanha das “Diretas Já”, com manifestações e intervenções importantes nos principais comícios populares daquele período. A entidade também apoiou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República. Em 1985, foi aprovado pelo Congresso Nacional o projeto, de autoria do deputado e ex-presidente da UNE Aldo Arantes, que trazia a entidade de volta para a legalidade.
Durante as eleições de 1989, a UNE se posicionou contra o projeto defendido pela candidatura de Fernando Collor de Melo, criticando seu aspecto neoliberal e distante das reformas históricas defendidas pelo movimento social. Quando o presidente envolveu-se em escândalos sucessivos de corrupção, o movimento estudantil teve papel predominante na mobilização dos brasileiros com o movimento dos jovens de caras pintadas na campanha “Fora Collor”. Em 1992, após enormes manifestações estudantis com repercussão em todo o país, o presidente renunciou ao cargo para não sofrer processo de impeachment pelo Congresso Nacional.
 A UNE E A NOVA DEMOCRACIA BRASILEIRA 

Após as turbulências da redemocratização do Brasil, o movimento estudantil passou a conviver, a partir de 1994, com novos desafios em um período de maior estabilidade política. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que ganhou duas eleições seguidas, as principais pautas dos estudantes foram a luta contra o neoliberalismo e a privatização do patrimônio nacional. Foi uma época de embate do governo federal com os movimentos sociais, marcando o período de menor diálogo e negociação da UNE com o poder executivo na história, à exceção do regime militar.
A UNE posicionou-se firmemente contra a mercantilização da educação, promovida pela gestão FHC. Durante seu governo, foram privilegiadas as instituições particulares de ensino, com o sucateamento das universidades públicas e atrito constante com professores, funcionários e estudantes das federais de todo o país. Outras bandeiras da UNE foram contra os abusos nas mensalidades do ensino particular e contra o Provão, sistema de avaliação institucional aplicado sobre as universidades brasileiras. O ano de 1999 marca a retomada do trabalho cultural da entidade com a realização da 1ª Bienal da UNE. No mesmo ano, o presidente cubano Fidel Castro participa do congresso da UNE em Belo Horizonte, no ginásio do Mineirinho. Já em 2001, é lançado o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE.
Em 2002, uma grande coalizão das forças populares e democráticas do Brasil conduziu o metalúrgico e sindicalista Luís Inácio Lula da Silva à presidência do país. Os estudantes apoiaram a candidatura Lula após um plebiscito nas universidades. Durante a gestão do novo presidente, que também seria reeleito como seu antecessor, os estudantes reabriram o canal histórico de interlocução com o governo federal. Assim como Jango, Lula, por duas vezes, visitou pessoalmente a sede da UNE na mesma Praia do Flamengo 132.
A UNE avançou em suas reivindicações, defendendo a reforma universitária, com aumento do acesso e permanência dos jovens brasileiros no ensino superior. Em 2004, foram realizadas duas caravanas da UNE por diversos estados do país levando aos estudantes temas como a própria reforma e também a cultura. Foram elas a “Caravana UNE pelo Brasil” e a “Caravana Universitária de Cultural e Arte – Paschoal Carlos Magno”. O resultado da atuação da entidade e do debate sobre a reforma foi a criação, junto ao governo federal, de programas como o ProUni, que garante bolsas em universidades particulares para estudantes de baixa renda, e o Reuni, programa de expansão das vagas em universidades públicas. Em 2005, o estudante paulista Gustavo Petta se tornou o primeiro presidente reeleito da UNE.
Em 2007, após uma grande manifestação no Rio de Janeiro, os estudantes ocuparam o terreno de sua antiga sede, na Praia do Flamengo, que havia sido demolido pela ditadura militar e estava de posse de um estacionamento clandestino. Após a ocupação e com a montagem de um acampamento que se prolongou por meses, a UNE ganhou na justiça a posse do local e, alguns anos depois, o reconhecimento completamente unânime do Congresso Nacional de que o Estado brasileiro tinha uma dívida com os estudantes pela invasão, incêndio e demolição da sua sede. Em 2010, um dos últimos atos do presidente Lula no cargo foi inaugurar, no local, as obras para a reconstrução do prédio da UNE.
UNE SÉCULO XXI 
Neste início de século 21, o movimento estudantil diversificou sua atuação, em direção às principais demandas da juventude brasileira. A UNE se mobiliza em grandes Bienais, que valorizam áreas como ciência, tecnologia e esporte, em movimentos de estudantes negros, mulheres, gays, lésbicas e outros grupos. Em 2008, a entidade realizou mais uma caravana nacional, desta vez pautando também temas como a saúde e qualidade de vida da população jovem brasileira. Além disso, a UNE tem papel central na Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), integrando suas lutas às dos jovens dos demais países do continente. O movimento estudantil brasileiro hoje defende bandeiras como a do software livre, inclusão digital, meio ambiente, segurança pública e o protagonismo positivo do Brasil, enquanto nação emergente, no novo cenário mundial.
Em 2010, a UNE apoiou no segundo turno a candidatura de Dilma Rousseff, ex-militante estudantil que se tornou primeira mulher presidente do Brasil. Duas conquistas histórica nesse período marcam o movimento estudantil: a aprovação da PEC da Juventude no Congresso Nacional, incluindo na constituição o termo juventude e dessa forma reconhecendo os direitos dessa parcela da sociedade, e a aprovação da emenda ao projeto de lei do Pré-sal que garante a destinação de 50% do fundo social, que irá gestar os recursos da camada do novo petróleo brasileiro, exclusivamente para a educação.
FONTE  UNE