Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Juventude luta por mais engajamento no Sistema ONU


O engajamento global da juventude e, mais especificamente, dentro do Sistema das Nações Unidas, foi o foco da reunião do grupo “Juventude 21”, que aconteceu no início de agosto, no escritório da UN-HABITAT – agência das Nações Unidas para habitação – em Nova Iorque.
Governos de todo o mundo reconhecem a juventude como pioneira, como “líder do amanhã”. A juventude vem se transformando em força positiva para a mudança em todos os continentes.
O “Juventude 21” é uma iniciativa que visa melhor engajar a juventude dentro do Sistema das Nações Unidas. Foi lançada em Oslo, na Noruega, no outono de 2011, e busca desenvolver junto à juventude, governos e sociedade civil, um processo que leve à criação de mecanismos que assegurem uma participação internacional de maior potência no campo de negociação internacional.
O relatório “Juventude 21: construindo uma arquitetura para o engajamento da juventude no Sistema ONU” propôs diversos cenários para tal engajamento – dois dos mais proeminentes foram a denominação de um representante da juventude e o estabelecimento de um fórum permanente para a juventude. Em janeiro de 2012, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, anunciou a criação de um posto de conselheiro especial para a juventude, um divisor de águas para a juventude globalmente.
Em março de 2012, 300 jovens e representantes governamentais se reuniram em Nairobi, no Quênia e desenvolveram a Declaração Nairobi, a qual não só parabeniza o Secretário Geral na sua decisão sobre a criação do cargo, mas também o encoraja a estabelecer um corpo de ação mais representativo. A reunião de Nairobi foi seguida por um painel de discussão que ocorreu na Rio+20, em que governos requisitaram o estabelecimento de um fórum permanente sobre a juventude.
“O estabelecimento de um fórum permanente sobre a juventude seria um divisor de águas para a participação global da juventude dentro do Sistema ONU”, afirmou Bruno Vanhoni, conselheiro de juventude para assuntos internacionais do Governo do Brasil. Após a reunião em agosto, “Torna-se importante para nós, como governo, e para a juventude a sociedade civil continuar trabalhando para atingirmos esse objetivo”.
Foi acordado que uma política de decisão abrangente para o maior engajamento da juventude no Sistema ONU – como o próprio estabelecimento do fórum permanente – só poderá ser bem implementada através de processos da própria ONU. Isso requereria consultas extensas e formais com os Estados-Membros culminando na adoção de uma resolução em algum órgão do corpo da ONU. Uma campanha de mídia será lançada para conscientizar e aumentar o apoio dessa iniciativa por parte de governos, organizações juvenis e a sociedade como um todo.
O próximo passo no processo será o evento paralelo ao Fórum Urbano Mundial – a Assembleia da Juventude Urbana, em Nápoles, em setembro de 2012, seguido por uma reunião de cúpula sobre o “Juventude 21”, que acontecerá em conjunto com uma reunião da Assembleia Geral da ONU. Esse último evento focará em engajar os Estados-membros sobre a iniciativa de se criar um fórum permanente e aumentar a conscientização sobre a importância de engajar a juventude no Sistema ONU.

Nenhum comentário: