Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia do surdo 26 de setembro.




No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do  Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida,  trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra  o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é  celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual  INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Muitos que não conhecem a historia dos Surdos no Brasil talvez se perguntem: Porque  comemorar o Dia do Surdo?  Na verdade, temos muito que comemorar, afinal hoje as condições de vida das pessoas surdas é muito melhor do que antes.
Podemos citar algumas coisas que melhoraram na vida dos surdos:
                        

  •    Nossa Língua, a Libras foi oficializada, com isso acontecem grandes mudanças em  nosso acesso à informação. Em especial, na educação, podemos hoje contar com profissionais  habilitados a se comunicarem ou a ensinarem aos surdos em sua própria língua. Garantindo  assim uma educação de qualidade.
  •          - Em muitos locais públicos já encontramos profissionais que conhecem a Libras e às vezes ficamos até assustados quando somos atendidos por um ouvinte que sabe um pouco Libras em um hospital, em um hotel, num restaurante ou em outra locais. Hoje vemos a Libras estampada na TV.
  •          - Temos disponível na TV, o closed caption em novelas, telejornais, programas de televisão, e filmes. Um recurso que tempos atrás não tínhamos. Muitos surdos não tinham muito interesse em televisão. Hoje podemos ter a mesma satisfação de um ouvinte, entender o que se passa na TV.
  •          - Conseguimos usar torpedos para nos comunicar com outros surdos, isso nos  trouxe liberdade de comunicação também.
  •          - Temos a Internet que hoje facilita nosso contato. Permitindo o ensino a à distancia, e muitos surdos podem estudar até via Internet.
  •          - Hoje muitos surdos estão completando o nível superior, ou faculdade. E podem mostrar a toda sociedade, sua capacidade para o trabalho, para educar, enfim, os surdos hoje são professores de crianças e jovens surdos. Empenham-se na educação e formação de outros surdos adultos. Antes não tínhamos professores Surdos. Mas esse número de surdos qualificados precisa aumentar, e nossas condições de vida  poderá ser ainda mais igualitária.

Todas as conquistas e avanços obtidos só reforçam a importância da existência do Dia do Surdo, para comemorarmos o que já conseguimos e, principalmente, para lembrarmos que ainda temos muito que lutar frente às nossas necessidades.

Na Bahia temos uma linda historia escrita pela comunidade surda, um dos grandes lideres desta comunidade é o Professor MILTON GUIMARÃES BEZERRA FILHO primeiro Pedagogo surdo da Bahia, pós-graduado em Psicopedagogia, primeiro surdo a tirar carteira de motorista na Bahia e nestas eleições ele é candidato a vereador em salvador pelo PSB com o numero 40026. O professor Milton luta pela escola Bilíngue e seu slogan de campanha é:  “ Deixe de preconceito surdo também tem direito”


No dia 29 de 2008 foi instituído o dia nacional dos Surdos, através da LEI Nº 11796 art. 1º, sancionada pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.                                        




Parte deste texto foi retirado do site do FENEIS que tem como Diretora presidente Profª Drª Karin Strobel.  

Nenhum comentário: