Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Politicas Publica de Juventude ( PPJ)


Passamos por um momento histórico universal de acentuadas inquietações e  múltiplas incertezas. Aqueles identificados com a social democracia esforçam-se por conhecer mais e melhor a sociedade em que vivem, para, em seguida, nela atuar efetivamente como sujeito da ação, socializando suas crenças, experiências e expectativas. Democracia, socialismo, liberdade e cidadania, são, além de valores universais, a grande conquista, que confere em plenitude, dignidade à vida humana.
Preservados os mecanismos tradicionais da representação, há que se investir numa democracia cada vez mais participativa. Vivesse, pois, aquele privilegiado período histórico em que as abstrações próprias do formalismo cedem espaço ou aprendem a conviver a crescente participação da sociedade na gestão dos assuntos públicos. Seguindo esta linha de raciocínio, precisamos implantar as Politicas Publicas de Juventude (PPJ), através dos organismos governamentais de juventude,  real instrumento de inclusão social.
As políticas governamentais de Juventude deixaram de ser reivindicações unicamente dos estudantes. Hoje é demanda social em mesmo nível de saúde, educação e outros. Atualmente muito mais da metade dos presos são jovens, quem mais mata e quem mais morre em acidente de transito são jovens, quem mais morre  nos guetos e nos bairros periféricos são jovens. Gente  que não teve oportunidade, que acaba indo para o mundo das drogas e  são obrigados a trilhar caminhos turvos da vida. Vale ressaltar que isso acontece exatamente pela falta de Politicas Publicas para a Juventude.
A luta pelo primeiro emprego, exemplo número um na aspiração da Juventude, é uma realidade que desafia a maioria dos  municípios brasileiros. Em todos eles  observamos  a necessidade de  serem desenvolvidos  programas voltados para a juventude,  conseguindo dessa forma  romper o preconceito e a desinformação, com a implantação  de órgãos e programas especialmente voltados para os jovens, como  Entidades e  Conselhos a nível Municipal, Estadual e Federal. Hoje,  preocupação com a PPJ  é tão grande que já existe a Coordenação de Juventude em nível de Brasil em muitos  Estados,  seja como Secretaria ou Coordenação pois, alguns dos  nossos governantes já  entendem que pensar na Juventude é investir no presente: não podemos portanto esperar o amanhã.  Precisamos agira agora, pois com certeza, a juventude de hoje, é o amanhã do Brasil. 

Adriano Wirz 
Presidente da JSB - Bahia 
Membro do Conselho de Juventude do Estado da Bahia 

Nenhum comentário: