1989 pode ser considerado como o ano da retomada dos sonhos no Brasil. O ano que nos mostrou a possibilidade da construção de um país democrático e menos desigual. A ditadura foi extinta quatro anos antes, com a saída do ultimo presidente general – João Figueiredo. Aquele que afirmou preferir o “cheiro de cavalo ao cheiro do povo”.
Sucedeu-o no cargo Jose Sarney, o vice de Tancredo Neves, presidente eleito pelo voto de deputados federais, senadores e representantes de Assembleias Legislativas. Tancredo morreu no dia 21 de abril de abril de 1985 sem ter tomado posse. Tancredo Neves foi operado sete vezes, por causa de um tumor.
Em 1989 os brasileiros teriam a primeira eleição com o voto direto para presidente da Republica. A anterior ocorreu em 1960 quando foi eleito Jânio Quadros. Jânio governou menos de sete meses. Renunciou para tentar voltar, como ditador, nos braços do povo. Deu errado!
A eleição de 1989 foi disputada por 22 candidatos – entre eles, Fernando Collor, Lula, Leonel Brizola, Mario Covas, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Guilherme Afif Domingos, Roberto Freire, Éneas e Fernando Gabeira. Lula e Collor se enfrentaram no segundo turno. Collor venceu.
Mais o que tem a ver essas informações com o ’Mensalão”: foi exatamente neste período que a democracia começou de fato no Brasil. Mais não soubemos aproveitar as oportunidades, simplesmente somos “Analfabetos Políticos”. Sabe porque? não sabemos votar.....
A maioria dos Brasileiros leva a politica na brincadeira ou faz dela uma verdadeira salada de fruta, o presidente, o govenador e o prefeito precisam de uma bancada que seja aliada para aprovar os seus projetos, mais o povo vota da seguinte forma: candidato a presidente do partido X que tem na sua coligação ( X, Y e Z ) mais votam nos deputados da coligação que tem como presidente candidato do partido B. Cada grupo de partido tem suas ideologias uns são Capitalistas, outros Socialistas, outros Comunista e também temos os oportunistas.
É exatamente ai onde o eleitor erra em não saber votar. Diz que não vota no partido e sim na pessoa, pelo fato de ser seu vizinho, amigo, ou até amigo do seu amigo. Até mesmo por ser bonito, como aconteceu na eleição de Collor. Muitas vezes também vende o voto por uma dentadura, uma caixa de cerveja, uma conta de luz e até um exame médico, entre outros tristes motivos.
Infelizmente a maioria dos políticos são oportunistas e egoístas: só pensam no poder, dinheiro e em se dar bem. É ai que surge o Mensalão. Pela ignorância dos eleitores que não souberam votar ; nos deixamos levar pela mentiras e manipulações dos meio de comunicação ( Globo e Veja), fazendo do nosso voto uma salada de fruta como citado acima. Isso acarreta elegermos parlamentares (Senadores, Deputado Federal, Deputado Estadual e vereadores) picaretas, oportunistas , egoístas e etc.... não dando governabilidade ao Executivo ( Presidente, Governador e Prefeito), que no exercício de seu mandato tem que aprovar as leis e os projetos para o bem estar da população, mais sem maioria no Legislativo, começa o toma lá da cá, numa situação capaz de surgir um mensalão, na minha maneira de pensar.
O mensalão maior de todos, não é o do PT que se utilizou de esquema já existente, para trazer o avanço, o crescimento e o respeito de um Brasil, que estava abalado perante o mundo, tudo, porque de forma sabia, elegemos um homem do povo ( Lula) mais no seu primeiro mandato não elegemos uma bancada que deu sustentação ao seu governo. O maior mensalão não foi aquele que ajudou a construir o Brasil, que melhorou economia, que trouxe avanços na educação e que mudou a cara do Brasil; o maior de todos foi aquele que ninguém fala, porque a Globo não mostra, a Veja não divulga e a sociedade silencia ... o mensalão da reeleição colocado de forma vergonhosa pelo PSDB para satisfazer os interesses pessoais da elite Brasileira; o mensalão pior de todos o da privatização que vendeu de forma absurda a preço de banana o nosso patrimônio.
Ao escrever este texto não quero acobertar ninguém. O mensalão é errado sim, e os culpados têm que ser punidos: o que quero é justiça! Quero que também apurem o mensalão do PSDB que vendeu nosso patrimônio, alegando não dar lucro e hoje, as empresas vendidas, faturam por ano 02 vezes mais do que o valor vendido. Enquanto uns utilizaram o mensalão para o avanço da nação outros utilizaram para interesses pessoais.
Vamos ficar espertos nesta eleição: se votar no candidato X, vote nos vereadores do partido que apoia o candidato X. Não vamos votar naquele que é herdeiro politico de quem governou para tirar proveito, comprando veiculo de comunicação, fraudando licitações para beneficiar empresas de sua família e tirando do povo o que era para ser investido no próprio patrimônio politico. Lembre-se: muitos que estão ai são viciados em roubalheira. São os filhos e netos dos Coronéis. Vote com a consciência e com o coração e vamos juntos construir um Brasil cada vez melhor.
Lembre-se: para evitar o mensalão vote nos candidatos a vereador dos partidos coligados com o seu candidato a prefeito. Não faça do seu voto uma salada de frutas.