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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Governo lança aplicativo para avaliar a prestação de serviço turístico durante o Carnaval

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, lançou, nesta sexta-feira (21), um aplicativo para avaliar a prestação dos serviços turísticos durante o Carnaval. O Reclame Turismo foi lançado pelo secretário Pedro Galvão, na sede do órgão, em Salvador, e apresentado aos integrantes do trade turístico baiano e dos órgãos de fiscalização ligados à defesa do consumidor, como Procon e Ibametro – Instituto Baiano de Metrologia.
A ferramenta, voltada para dispositivos móveis (tablets e smartphones), é um sistema para uso do governo, onde cada problema relatado será analisado, dando ao usuário (consumidor) a possibilidade de acompanhar todas as medidas tomadas pela Secretaria do Turismo até a sua resolução.
Para se cadastrar, o turista deve registrar nome, CPF ou passaporte, endereço, telefone, país, estado ou cidade de origem e e-mail. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Coordenação de Cadastramento e Fiscalização dos Serviços Turísticos, que atuará em parceria com o trade turístico local. O turista poderá acompanhar o andamento de todas as suas reclamações pelo próprio aplicativo.
“Não se trata de uma ferramenta para constranger os prestadores de serviço, uma vez que as informações não serão públicas, mas para melhorar a qualidade do atendimento ao turista, seja nas áreas de transporte, hospedagem, alimentação e setor público”, afirma o secretário Pedro Galvão.
Para o presidente da Câmara de Turismo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Giuseppe Belmonte, a ferramenta não deve prejudicar os comerciantes que trabalham corretamente. Já Luiz Henrique Amaral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), solicitou que as entidades de classe recebam as denúncias com celeridade, e que as respostas ao consumidor sejam dadas rapidamente.
O aplicativo já está disponível para o sistema Android, no Google Play, e ficará disponível na Apple Store, para o sistema IOS, a partir do dia 25.
Como baixar
Áreas que serão avaliadas pelo aplicativo: 
  • Meios de Hospedagem
  • Agências de Viagem
  • Locadora de Veículos
  • Bares e Restaurantes
  • Empresa de Eventos
  • Guias de Turismo
  • Serviço Receptivo
  • Serviço de Informação
  • Serviço de Segurança
Avaliação dos serviços prestados no Carnaval em 2013
Universo: 1,3 mil entrevistados
Táxi: 40% consideraram regular, ruim ou péssimo
Acarajé: 10% criticaram os preços
Vendedores ambulantes: mais de 60% criticaram as condições de higiene
Bares: o vilão também foi o preço praticado, criticado por mais de 45% dos visitantes
Outros serviços que receberam críticas:
Terminal marítimo, transporte urbano, limpeza dos banheiros públicos

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