Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Raio Laser

Quadro
Amigos de Rui Costa, candidato do PT ao governo, dizem que ele não se abala ante a candidatura oposicionista que deve enfrentar. E acha que não há grande diferença entre os nomes de Geddel Vieira Lima, do PMDB, e do ex-governador Paulo Souto, do DEM. Na avaliação do petista, se Geddel não tem “passivo”, porque nunca governou, por outro lado facilitaria imensamente a conquista da classe média, que se afastou do PT desde o mensalão. Já Souto teria apoio na classe média, mas, por outro lado, teria sua administração comparada com a do governador Jaques Wagner. E neste quesito, na análise dos petistas, ficaria em ampla desvantagem. É como os petistas próximos a Rui analisam o novo quadro.

A favor
Pelo menos na Câmara Municipal, foi por água abaixo a ideia de uma lua de mel entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Jaques Wagner (PT). Na última votação importante ocorrida na Casa, o presidente do PT municipal, Edson Valadares, foi para dentro do plenário se certificar de que os vereadores da legenda não votariam a favor do democrata.

À esquerda
O PP já tem novo argumento contra a ideia do governador Jaques Wagner (PT) de fazer uma mulher candidata a vice na chapa do petista Rui Costa, disputada pelo partido e o deputado estadual pedetista Marcelo Nilo, especialmente se ela for a deputada federal Alice Portugal, do PCdoB. Acham que, neste caso, a chapa ficará muito à esquerda.

Coisas menores
O deputado federal Cláudio Cajado (DEM), que encerra este ano o seu quinto mandato como parlamentar, afirmou serem “coisas menores” os motivos que levaram ao impasse entre os pré-candidatos oposicionistas Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). “Não creio que haja desentendimentos que não possam ser resolvidos para que marchemos unidos. (…) O nome de Geddel é forte o suficiente para concorrer a qualquer cargo. O de Paulo Souto também”, explicou durante entrevista à rádio CBN Salvador.

Emoção pura
Foi simplesmente emocionante a cena em que a jornalista Leilane Neubarth leu ontem, ao vivo, num dos noticiosos da Globo News, a carta de despedida da jornalista Vanessa, filha de 29 anos do cinegrafista Santiago Andrade, 49, morto depois de ter sido atingido por um rojão solto provavelmente por um black bloc durante uma manifestação ocorrida no Rio de Janeiro.
Pesar
Faleceu domingo, em Feira de Santana, o pastor João Dias, líder das igrejas evangélicas, professor da UNEB e integrante do Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade, que na Cidade Princesa levantava o papel das igrejas Cristãs na Ditadura. Muito conceituado na sociedade feirense, o seu falecimento causou consternação. O sepultamento ocorreu ontem à tarde.

Presença e ausências
Ainda em recuperação pela extração de um sinal, a senadora Lídice da Mata, pré-candidata do PSB ao governo, não compareceu à festa de proclamação da Beleza Negra, no Curuzu. Rui Costa, candidato do PT, não só foi, como ainda dançou kuduro, a sua preferida. Nem Geddel Vieira Lima, do PMDB, nem Paulo Souto, do DEM, foram vistos na festa.

Vice
Embora Rui Costa, candidato do PT ao governo, diga não se importar com a candidatura das oposições ao governo, em seu círculo mais íntimo é forte a preocupação com relação a quem será o candidato a vice de Lídice da Mata, do PSB. “Dependendo do vice de Lídice, esta senadora vai dar uma dor de cabeça danada”, diz um petista muito próximo de Rui.

EMAB
O desembargador Jatahy Júnior assume hoje (11) a diretoria da Escola de Magistrados da Bahia (ESAB). O magistrado sucede a desembargadora Maria do Socorro Santiago. A solenidade será às 19 horas, na sede da instituição, no Jardim Baiano.

Na bronca
O prefeito de Jaguaripe, Heraclito Rocha Arandas (PR), ficou na bronca ontem na UPB, durante o ato que legitimou a presença do seu partido na base do governo. Ele criticou na frente de todo mundo que na “casa do prefeito” (neste caso a UPB) não tinham vagas para estacionar. “Tudo reservado para o governador”, disse o segurança. Tem prefeito que está indo estacionar na Paralela”, dispara o gestor. “Eu não culpo o governador não, mas deveria ter estacionamento para os prefeitos”. Depois o político leu seu discurso e elogiou Rui Costa, mesmo sem conhecê-lo, como deixou claro no início da própria fala.

Investimentos
O ministro dos Transportes falou com exclusividade ontem para a Tribuna e destacou as obra sque têm sido feitas pelo Ministério dos Transportes na Bahia. Segundo ele, nunca foi investido tanto como agora no estado. “Só na Fiol [Ferrovia Oeste Leste] hoje se investe por mês mais de R$ 120 milhões. O DNIT está investindo aqui na recuperação de todas as estradas baianas, duplicação de estradas. Portanto, o Ministério na condução da presidenta Dilma e nesta aliança que ela tem a favor da Bahia com o governador Jaques Wagner, sem sombra de dúvida, quem sai beneficiado é o povo baiano. Muitas coisas estão em execução e outras virão”.

Bênção
O cantor Pierre Onassis, que já declarou que será candidato a deputado estadual pelo PR, participou do ato político, ontem, em Salvador, junto com outros artistas baianos, como Tonho Matéria, Edu Casanova e Sarajane. O ponto mais alto da participação de Onassis foi quando ele disse que a sigla PR já simboliza uma parceira que dará certo: “O P é de Pierre e o R é de Rui”. Depois dessa pérola, o cantor proferiu uma oração e levou Rui Costa para tomar a bênção de todos os presentes, que se levantaram e oraram junto com os políticos, para abençoar o pré-candidato.

Moral de Reinaldo
O deputado estadual Reinaldo Braga (PR) foi o mais ovacionado ontem, no ato que oficializou o apoio do seu partido à candidatura de Rui Costa, do PT. Durante o evento, lideranças e militantes gritavam o nome do parlamentar. Em seu discurso, Reinaldo falou dos oito mandatos na Assembleia Legislativa (cerca de 32 anos), e aproveitou para agradecer o calor humano recebido.

Que desempenho!
Um deputado governista disse ontem, no evento do PR de apoio a Rui Costa, na sede da UPB, que o Facebook do ex-governador Paulo Souto só serve para render notas nas colunas de política. “Gente que é bom mesmo não tem”, disse o deputado, desdenhando do número de seguidores do ex-governador – algo em torno de 5,6 mil.

Sem dificuldade
Já são nove partidos na base da campanha do pré-candidato petista, Rui Costa. Para Otto Alencar, não há dificuldade em administrar um projeto com nove partidos. ‘Nunca dificultou não. Se o governo vai bem, os partidos todos vão reconhecer isso. Só dificulta quando o governo vai mal, porque os partidos aí querem que o governo vá bem. Quem constrói uma aliança, constrói para formar um governo forte, realizador e que possa trazer benefícios para o povo”, completa Otto no evento do PR, ontem, em Salvador.

Paciência
O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, postou uma foto ao lado do ex-governador, Paulo Souto (DEM), com a seguinte legenda: “Agora a (sic) pouco conversando com o amigo Paulo Souto em evento em Salvador”. O objetivo da foto é demonstrar que os dois pré-candidatos devem se entender, como afirmou o ex-ministro também em postagem no Twitter. “Vai tudo acabar bem aciência”.

Crescimento do PR
De acordo com o presidente do PR na Bahia, deputado Zé Rocha, “na medida que a sigla participa de um programa de forma integrada, certamente, se essa chapa for vitoriosa, a tendência do PR é crescer, do ponto de vista não só da quantidade mas sobretudo da qualidade”. Confiante na eleição de Rui, Rocha disse que o candidato é um político hábil, técnico competente, e tem o apoio do pré-candidato Otto Alencar, “que é bem conhecido e tem o governador ao seu lado, que é o condutor do processo”.

Confiança em Nilo
O PR continua preferindo o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelo Nilo, para ocupar a vaga de vice de Rui Costa. O presidente da sigla na Bahia volta a dizer que a decisão é do governador e que vai apoiar a chapa independente de quem seja. “O nome de vice da nossa preferência é Nilo, mas o governador é que vai decidir o nome e, independente de quem seja, nós estaremos juntos”.

Agradecido
Diante do afago dos republicanos, o deputado Marcelo Nilo disse que “o PR é um partido consolidado, com vários deputados federais, estaduais e representações do interior do estado e que só vem a somar à chapa do favorito Rui Costa”. Nilo discorda da tese de que uma base ampla deixa a campanha ruim de ser conduzida. “Primeiro que aumenta o tempo de televisão, segundo que aumento o número de prefeitos e de lideranças políticas, resulta num maior apoio do povo. O apoio do PR só vem a somar, sem dúvida alguma”.

Palestra
Amanhã, às 19h30, será realizada a palestra sobre Aborto e suas Consequências, na Sociedade Espírita O Semeador, em Nazaré. O palestrante convidado é o ex-deputado Luiz Bassuma.
- Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: