Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deputados lançam Frente Parlamentar em Defesa da Juventude

Com o apoio de entidades da sociedade civil e parlamentares, a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude foi lançada nesta quarta-feira. No evento, os convidados levantaram quatro temas que consideram prioritários para a Juventude: educação, saúde, violência e drogas. O coordenador da Frente, deputado Domingos Neto (PSB-CE), anunciou que o grupo vai se dividir em comissões temáticas para ampliar o debate na Câmara.
A aprovação do Plano Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional, também estão na pauta da Frente. A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, lembra que o Plano define as metas para o segmento nos próximos dez anos. “Já o Estatuto trata dos direitos da Juventude. É importantíssimo que façamos esse debate agora. E os parlamentares vão nos ajudar”, considera.
O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, também pede a aprovação do Plano e do Estatuto no Congresso Nacional. No entanto, defende que os textos devem ser revistos. “O Plano, por exemplo, foi elaborado em 2004 e contém metas para o segmento naquela realidade. Hoje precisa ser atualizado”, explica.
Medina também lembra que o Conselho trabalha com foco em quatro temas: plano para educação, trabalho, drogas e consumo de álcool, assuntos que nortearam o debate na abertura da Frente.
Falando sobre educação, o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, defende o fim do vestibular, a ampliação das universidades e um ensino médio de qualidade.
Saúde e Violência - Com base no mapa da violência divulgado pelo Ministério da Justiça em 2011, o presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé, alerta para a vitimização do jovem negro no Brasil. “O jovem negro continua sendo a principal vítima de homicídios no país. E isso não está relacionado somente à pobreza. É também racismo. Temos que abordar isso”, enfatiza. Neste sentido, Domingos Neto explica que a Frente vai inserir o tema da violência policial na pauta de discussões da Frente.
Abordando o problema do uso do crack, a deputada federal Manuela D’Ávila lembra que é preciso discutir a questão com cuidado para evitar a excessiva criminalização do jovem. Para Severine Macedo, é preciso não apenas focar no crack, mas discutir a formação de políticas públicas que fortalecem as redes sanitárias de apoio ao usuário e de saúde.
Também estiveram presentes na instalação da Comissão, o governador em exercício do Ceará, Domingos Filho; o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick; o presidente da Cufa, Preto Zezé; a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marcela Rodrigues e o representante da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Eduardo Bismarck.

Fonte: Liderança do PSB na Câmara

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jovens latinos propõem estratégias de desenvolvimento rural


Na América Latina e Caribe cerca de 120 milhões de habitantes são jovens e um quarto deles vive no campo. Este é um dado apresentado pela Corporação Regional Procasur que, diante desta realidade, propôs a realização da Rota da Aprendizagem “Jovens talentos rurais: aprendendo com suas experiências de parceria, empreendedorismo e cidadania”, que será realizado em diversos territórios da Colômbia entre os dias 8 e 16 de maio de 2011.
A Procasur crê que a juventude é “um ator estratégico para o desenvolvimento dos territórios rurais” e “(…) existe evidência suficiente na América Latina e em outros continentes de sua crescente e relevante participação em projetos de desenvolvimento, destacando sua capacidade de inovação”. Deste modo, os temas empreendedorismo, gestão empresarial, uso de serviços de capacitação, associatividade, participação e cidadania estarão entre os principais assuntos do evento.
Uma Rota de Aprendizagem é um processo contínuo de aprendizagem no campo, que busca ampliar e diversificar o mercado de conhecimentos rurais. Através de oficinas, entrevistas, conversações e outras atividades desenvolvidas no campo, a atividade tem a proposta de gerar um espaço para a aprendizagem individual e coletiva entre os jovens.
A Rota propõe que os jovens analisem distintas estratégias e metodologias de participação em projetos e programas de desenvolvimento rural; debatam entorno de aspectos relevantes e transversais da participação dos jovens rurais nas iniciativas de desenvolvimento; e identifiquem e incorporem lições e boas práticas em ações que atualmente desenvolvem. Tal conhecimento toma forma prática em um Plano de Inovação, que identifica e organiza as aprendizagens adquiridas e incentiva sua posterior aplicação nas instituições e organizações de origem.
Grupo de Salvadores da Mesa, Associação de Mulheres e Jovens Afrocolombianos do Caribe e Associação de Jovens Empreendedores de Dorada são algumas das organizações que irão apresentar suas experiências de empreendedorismo e empoderamento de jovens rurais.
Podem participar organizações de jovens rurais e organizações e projetos públicos ou privados de desenvolvimento rural com trabalho em temáticas jovens na América Latina e África. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.
A participação individual tem um valor de 1.500 (mil e quinhentos) dólares americanos por pessoa. Este valor inclui gastos com alojamento, alimentação, materiais pedagógicos, transporte aéreo e terrestre desde Bogotá (Colômbia), honorários dos peritos e associações rurais receptoras. Para quem não puder cobrir a totalidade dos gastos do programa Rota, existe a possibilidade de aplicação de um Fundo de Bolsas. As bolsas serão assinadas por um Comitê Avaliador.

O Concurso Tela Digital 2011 da TV Brasil oferece 60 mil reais em prêmios

O Concurso Tela Digital 2011 da TV Brasil oferece 60 mil reais em prêmios. Vinte mil para o primeiro colocado. Basta criar um vídeo original e criativo com qualquer tipo de equipamento, amador ou profissional, vale até máquina fotográfica de baixa resolução. Pode ser animação feita no computador, e também filmagem com o celular.
O vídeo pode ser sobre qualquer assunto, o tema é livre, mas é necessário ter entre 3 e 12 minutos de duração. Os trabalhos selecionados serão exibidos na TV Brasil. A inscrição é gratuita.

Como se inscrever no Festival de Vídeo Tela Digital

Para saber mais sobre essa competição de vídeos de curta-metragem, ler o regulamento e maiores informações, visite o site oficial: teladigital.org.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA

Você vai ao bar e bebe uma cerveja.
Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante.

O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"
Teu estômago e teu cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas q "é líquido".
Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!"
E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puderes, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.
Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue.
O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro CÉREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CÉREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"
O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim".
Chega uma hora q você tá com o teor alcoólico tão alto q teu CÉREBRO desliga você. Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota...
Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá a fim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele"
Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".

O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CÉREBRO é constituído de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.
Então, sei q na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d'água, porque na medida q você mija, já repõe a água.

Texto retirado de "O bar do Zé".

Sabia que...
... tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.

Por favor, passe esta mensagem para as pessoas que estima...

DR. CELIO DE MORAES MARQUES

sábado, 23 de abril de 2011

Pituaçu meu caldeirãããoooooooooooo!!

Sábado Santo

No Sábado Santo, Com a chegada da noite, entramos no coração das celebrações da Semana Santa! É a hora da Grande Vigília, a Vigília Pascal, que Sto. Agostinho (+ 430 d.C.) chamava a Mãe de todas as Vigílias!
Para os primeiros Cristãos, a Páscoa não era apenas uma Festa entre tantas outras, mas era a Festa Das Festas! É assim que é até hoje! A maior Festa da Igreja Católica não é a Festa do Padroeiro (a), mesmo de Nossa Senhora! Não é a Festa do Natal, que é o começo de nossa Salvação! Não é a Festa de Pentecostes, que é complemento da Páscoa! A maior Festa da Igreja Católica é a Festa da Páscoa! Somos uma Igreja Pascal!
A Liturgia da Vigília Pascal, riquíssima, divide-se em quatro partes:
1) Bênção do Fogo e do Círio Pascal, que simbolizam o Cristo Ressuscitado;
2) Liturgia da Palavra, com cinco leituras, que resumem a História da Salvação;
3)Liturgia Batismal: na Igreja Primitiva, o Batismo dos Catecúmenos Adultos se dava na Vigília Pascal, depois de longa preparação;
4) Liturgia Eucarística: segue-se, então a Missa com procissão das Ofertas.
Eis uma pergunta que sempre fazem: Por que a Festa da Páscoa é móvel: não cai sempre no mesmo dia de um mês? A Resposta: É porque os Cristãos herdaram dos Judeus a data da Páscoa, que é no Domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera (na Europa e no Ocidente). Para nós, no Hemisfério Sul, a Páscoa é no Domingo depois da primeira Lua Cheia do Outono.
Com a Páscoa variam as Festas da: Ascensão do Senhor, Pentecostes Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/sabado-santo/

Círio Pascal: o que é?

O Tempo da Páscoa ou Tempo Pascal vai do domingo da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes (Festa do Espírito Santo). Durante este período, o círio pascal (aquela vela grande que é acesa durante a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia) fica junto ao altar e sempre é aceso novamente durante as Santas Missas e Batizados. Ele representa Jesus Ressuscitado, que é a Luz do Mundo!
Passemos à leitura de um artigo explicativo interessante:
"EIS A LUZ DE CRISTO! DEMOS GRAÇAS A DEUS!
Você já prestou a atenção naquela vela grande bem decorada sobre um belo e enfeitado pedestal? Você já percebeu como aquela vela traz uma série de sinais, números e letras? A GRANDE VELA é o CÍRIO PASCAL: simboliza, recorda, faz a memória da pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.
O CÍRIO PASCAL
É preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal.
A grande celebração da Vigília Pascal se inicia normalmente com a bênção do "FOGO NOVO", fora do recinto da Igreja . Este FOGO NOVO, FOGO DA PÁSCOA, FOGO QUE QUEIMA, ILUMINA e AQUECE, recebe uma bênção especial, antes de ser aceso o CÍRIO PASCAL.
É com uma chama do FOGO NOVO BENTO que o CÍRIO é aceso. Terminada a preparação do CÍRIO PASCAL, inicia-se a procissão para introduzi-lo solenemente no interior da Igreja. Apagam-se todas as luzes para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado:
A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho. Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma única luz verdadeira, a luz de Jesus ressuscitado, simbolizada pela Luz do CÍRIO PASCAL.
O CÍRIO, é aceso e elevado e apresentado aos fiéis reunidos através do cantor: "Eis a Luz de Cristo!" Os fiéis voltam-se para o CÍRIO, ajoelham-se e cantam: "Demos Graças a Deus!" O sacerdote prossegue até o centro da Igreja, faz novo anúncio e os fiéis respondem com o mesmo canto, em frente ao altar. O sacerdote coloca o CÍRIO num pedestal e incensa para significar a adoração que os fiéis prestam ao Ressuscitado. Logo a seguir, o sacerdote canta o "Exultet" (de alegria). Agora você pode participar de forma mais profunda da bênção do FOGO NOVO. Agora vamos ver o significado dos sinais, números e letras que decoram o CÍRIO PASCAL:
A CRUZ: A cruz encravada no CÍRIO, em geral de cor vermelha, lembra a Cruz de Jesus Cristo. Jesus e Cruz mantêm um vínculo indestrutível. Ao traçar a Cruz sobre o CÍRIO o celebrante diz: (no vertical) "Cristo, ontem e hoje, (no horizontal) princípio em fim".
AS LETRAS: As duas letras colocadas ao alto e embaixo da Cruz, o Alfa e o Ômega, são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Ao cravar as duas letras o celebrante diz: "ALFA E ÔMEGA", quer dizer, "PRINCÍPIO E FIM".
O NÚMERO: O número 2008, que varia conforme o ano corrente, é a afirmação que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre: O nº (2) A Ele e o tempo, o nº (0) é a eternidade, o nº (0) A glória e o poder e o nº (8) pelos séculos. Amém.
AS BOLINHAS (grãos de incenso): As cinco bolinhas que são afixadas à cruz, uma ao alto, outra ao centro, outra embaixo e as outras duas nos dois braços da cruz, simbolizam as cinco chagas de Jesus Cristo. O celebrante diz: (ao alto da cruz) "por suas Santas Chagas", (ao centro) "suas Gloriosas Chagas", (embaixo) "o Cristo Senhor", (à esquerda) "nos proteja", (à direita) "e nos guarde. Amém".
"A ELE O TEMPO E O PODER PELOS SÉCULOS. AMÉM" FELIZ PÁSCOA TEMPO PASCAL! Colaboração de Glorinha Sacristã Pastoral da Liturgia"

fonte: http://www.loreto.org.br

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta-feira Santa

A celebração da quinta-feira santa como memória especial da Ceia do Senhor tem sua primeira notícia histórica no Século IV. O Sacramentário de Gelásio (século VII [?]) traz três missas: uma para a reconciliação dos penitentes que tinha a mesma antífona que cantamos hoje: “Nos autem gloriairi opportet in cruce” (“Nós, porém, nos gloriamos na cruz…”); a segunda missa era a Missa Crismal, da Bênção dos Santos Óleos e a terceira comemorava a Instituição da Eucaristia.

História

Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode ler-se que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogênito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem do Egito, e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó rapidamente se arrependeu de tê-los deixado sair, e mandou o seu exército em perseguição dos judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.

Celebração

No século VI e VII, a quinta feira santa era chamada de “Natalis Calicis”. Até antes da reforma, era chamada de “Feria V in Coena Domini”. Após a reforma litúrgica, a terminologia passou a ser “Feria V Hebdomadae Sanctae” (Quinta-feira da Semana Santa) para a terminologia geral e, para as duas missas celebradas neste dia: “Ad Missam Chrismatis” para a missa crismal, realizada na quinta-feira santa pela manhã e “Missa vespertina in Cena Domini”, para a Missa vespertina da Ceia do Senhor.
Com a missa vespertina da Ceia do Senhor tem início o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Celebra-se nesta noite, a Páscoa Ritual: aquilo que Jesus realizaria posteriormente na cruz, ele o fez em forma ritual dando à Igreja e à humanidade o sacramento da Eucaristia. A antífona de entrada desta missa, do texto de Gl 6,14, anuncia o tema global de todo o Tríduo Pascal: a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória; nele está a nossa vida e ressurreição e nele está a salvação e a libertação. É a redenção presente no Mistério Pascal celebrado no Tríduo: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Duas celebrações marcam a quinta-feira santa: a Missa Crismal e a Missa da Ceia do Senhor. Por motivos pastorais, esta celebração poderá ser antecipada para 4ª feira santa.
A Missa Crismal reúne em torno do Bispo o clero da diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a diocese. Nesta missa são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o Santo Óleo do Crisma. Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nesta missa, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.
A missa “In coena domini” (Ceia do Senhor) é celebrada ao anoitecer da quinta-feira santa. Nesta celebração faz-se memória da Instituição da Eucaristia e do mandamento novo. Após a homilia, pode-se realizar o rito do lava-pés (é facultativo), repetindo assim o gesto de Jesus que, na última ceia lavou os pés de seus discípulos (Cf. Jo 13,3-17).

Organização da celebração A celebração acontece em quatro momentos:
1 – Liturgia da Palavra = apresenta uma conexão entre Páscoa judaica e Páscoa cristã
2 – Lava-pés = descreve em modo gestual a Páscoa de Cristo como serviço
3 – Eucaristia = destaca o memorial da instituição da eucaristia (“neste dia” no Canon Romano)
4 – Reposição do Santíssimo = gesto de adoração pela presença do Senhor na eucaristia.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

13 de abril dia Internacional do Beijo

Neste dia, todos os que querem ter bons motivos para "troca de suas almas": o dia 13 de abril o Dia Internacional do Beijo foi comemorado pela primeira vez no Reino Unido. Duas décadas atrás, o feriado foi adotado pela ONU. Neste dia acontece diferentes concursos, os mesmos são organizados em várias cidades, e os participantes de tais competições têm a chance de ganhar vários prêmios e brindes.
Como um surgiu a primeiro beijo?
O autor do primeiro beijo não é identificado. Não foi inventado como um telefone ou a eletricidade. Não foi nomeado depois que uma pessoa que primeiro fechou os lábios, abri-los de uma vez com um som especial, e deixou uma impressão molhada no rosto de sua namorada.
Embora, a origem da palavra que define o ato não é tão importante. O fato mais interessante é a razão pela qual o ato surgiu, e os cientistas, antropólogos, historiadores e filósofos não têm uma visão única dele. Existem muitas teorias.
Por que as pessoas se beijam?

Em primeiro lugar, é uma tradição cultural. Quase no mundo inteiro as pessoas entrando em uma situação romântica sentir uma necessidade não percebida de beijar. Há um sentimento dos representantes do sexo oposto são programados para se beijar e estão esperando o momento. Quando você entende isso, você terá dois beijos cada vez mais à satisfação dos mesmos.

Curiosidades do Beijo

  • Um americano de Minnesota AE Wolfram em 15 de setembro de 1990 beijou 8.001 pessoas em cerca de oito horas durante a festa realizada em seu estado. Desta forma, ele conseguiu beijar uma pessoa a cada 3,6 segundos.
  • O primeiro beijo no filme: 1896 - até maio de Irvin e John S. Reye em uma demonstração de 30 segundos por Thomas Edison chamado The Kiss, contando 191 beijos.
  •  O beijo mais longo na história do cinema: Regis Toomey e Jane Wyman estavam se beijando durante 185 segundos no filme que você está no Exército agora (1940), que é de 4% de toda a duração do filme.

YouTube lança serviço de transmissão ao vivo via streaming

O YouTube está expandindo suas ofertas de vídeos com o lançamento de um serviço de streaming ao vivo para complementar seu catálogo de vídeos gravados. Disponível desde o fim da semana passada, o YouTube Live (http://www.youtube.com/live) integra capacidades de transmissão ao vivo via streaming com a plataforma do YouTube. O serviço de vídeos da Google também lançou uma nova página em que os usuários podem encontrar listas com os eventos ao vivo disponíveis.
Desde ontem, 11/04, os usuários já podem visualizar transmissões ao vivo de uma partida da Indian Premier League Cricket ou uma palestra da Universidade de Stanford sobre o impacto da indústria de cigarros na saúde mundial. Mas a transmissão ao vivo pelo YouTube Live ainda é algo limitado. A companhia trabalhou com uma lista de parceiros selecionados até o momento. No entanto, o site espera aumentar essa lista nos próximos meses.
“Nós também vamos começar a liberar gradualmente nossa plataforma beta de streaming ao vivo, o que permitirá a parceiros do YouTube que possuam contas com boa reputação, realizar streaming de conteúdo ao vivo”, escreveram dois diretores da empresa em um post no blog oficial do serviço. “ O objetivo é dar para milhares de parceiros a capacidade de realizar streaming ao vivo a partir de seus canais nos próximos meses.
Na semana passada, surgiram notícias de que o site estaria no meio de uma revisão. Isso aconteceria pelo fato de o serviço de compartilhamento de vídeos estar tentando se reposicionar diante do crescimento de oferta de televisões conectadas à Internet, de acordo com informações do Wall Street Journal, que cita pessoas familiares com o assunto.
Assim, o YouTube estaria reorganizando sua página em torno de “canais”, ou tópicos, como esportes e artes.
O WSJ também noticiou que o site da Google está trabalhando para incluir cerca de 20 “canais premium” que exibiriam de cinco a dez horas de programação original, produzida profissionalmente, por semana. Uma fonte próxima da Google disse à Computerworld que o YouTube está trabalhando em mudanças no site, mas a companhia não planeja uma grande repaginação. Em vez disso, as mudanças são esperadas para serem implementadas nos próximos meses ou até mesmo no ano que vem. “Você não vai acordar um dia e ver um YouTube novo”, disse a fonte.

Fonte: Info Jovem

terça-feira, 12 de abril de 2011

Igualdade racial já!

A  Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) deliberou que 2011 seria o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. A campanha pretende fortalecer as ações nacionais e a cooperação internacional para assegurar que as pessoas de ascendência africana gozem plenamente de direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos. No Brasil, no entanto, as lamentáveis declarações de cunho racista feitas recentemente por parlamentares mostram que é necessário intensificar o trabalho de valorização dos afrodescendentes e repudiar essas manifestações criminosas devido ao seu caráter preconceituoso.
Os afrodescendentes no Brasil enfrentam ainda uma grande dificuldade no trabalho, na educação e nas condições de vida em geral. Conforme os dados apresentados no Mapa da Violência 2011 - um estudo nacional apresentado pelo pesquisador Julio Jacobo – a situação dos negros ainda é bastante crítica em nosso país.
O estudo de Jacobo aponta que em cada três assassinatos ocorridos no Brasil, dois são de negros. Enquanto os assassinatos de brancos vêm caindo, os de negros continuam a subir. De 2005 para 2008, houve uma queda de 22,7% nos homicídios de pessoas brancas; entre os negros, as taxas subiram 12,1%. O cenário é ainda pior entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Entre os brancos, nessa faixa etária, o número de homicídios caiu de 6.592 para 4.582 entre 2002 e 2008, uma diferença de 30%. No mesmo período, assassinatos entre jovens negros passaram de 11.308 para 12.749 – um aumento de 13%.
Temos ainda oitocentas mil crianças entre sete e quatorze anos fora das escolas. Desse total, quinhentas mil são negras. A proporção de crianças e adolescentes negros fora das escolas é superior em 30% do que a média nacional. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2003 apontam que os brasileiros brancos recebiam em média R$ 931,00 em salários, enquanto os negros ganhavam pouco mais de R$ 428,00. A mulher negra enfrenta uma situação um pouco pior. Enquanto as brasileiras brancas, já discriminadas em relação aos homens, recebiam em média R$ 554,00 e as negras recebiam R$ 279,00. Essa é a realidade que temos de superar.
Nosso País teve uma participação marcante na dolorosa história da diáspora africana. A Bahia é um dos Estados com o maior número de negros em todo o Brasil. O IBGE registra que cerca de 76% da nossa população é afrodescendente. Com uma população de 14,6 milhões de habitantes, os afrodescendentes chegam a 11,2 milhões. E por isso, em nosso Estado, a luta contra o racismo destaca-se entre tantas, porque diz respeito a nossa própria existência como povo. Fala de nossas raízes e de nossa origem. Diz respeito a uma luta cotidiana pela valorização da cultura e da autoestima do povo negro, que é, em síntese, a nossa gente.
Motivada pela iniciativa da ONU, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Igualdade Racial, lançou a campanha “Igualdade Racial é pra Valer”, durante as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em 21 de março. Na solenidade de lançamento, Luiza Bairros afirmou muito apropriadamente que “promover a igualdade racial não é responsabilidade só do movimento negro ou do estado brasileiro, mas de todos.” Faço delas as minhas palavras e ressalto que precisamos nos unir em torno desse compromisso, como baianos e brasileiros, que é o de lutar pelo fim de todos os preconceitos.
O encerramento da programação oficial do Ano Internacional dos Afrodescendentes será feito com um debate sobre as conquistas das metas e dos objetivos da campanha, em setembro, durante a sessão ordinária da Assembleia Geral da ONU. Aqui no Brasil, nossas comemorações se prolongam até o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. Nessa data estaremos festejando os afrodescendentes brasileiros, que deram, no passado e ainda hoje, a sua grande contribuição para que sejamos o País e o povo a que nos orgulhamos de pertencer.


Artigo da Senadora Lidice da Mata(PSB/BA) publicado no Jornal A Tarde 12/04/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Musculação exagerada e obesidade aproximam artrose dos jovens

Um carro quando é usado exageradamente dá muitos problemas. Deixar o veículo na garagem e não usar nunca é ainda pior”, diz um dos maiores ortopedistas brasileiros, o médico René Abdalla, para explicar os motivos da cartilagem dos jovens estar muito mais frágil hoje do que no passado, condição inicial para desencadear a artorse, uma doença degenerativa.
A musculação com muito peso, a corrida sem descanso, os esportes competitivos dividem a “culpa” com obesidade e sedentarismo para a população com menos de 30 anos procurar os ortopedistas e descobrir problemas nos joelhos, quadris e tornozelos, as partes do corpo mais afetadas pela artrose.
O sintoma principal da doença é a dor e a limitação de movimentos. Quando a cartilagem fica muito gasta, o osso é prejudicado e, em estágio avançado, as consequências são irreversíveis.
“É uma tendência atual observar pacientes mais jovens com problemas e, em alguns casos, diagnosticamos artrose, doença antes mais associada à terceira idade”, confirma o problema Leonardo Rocha, chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (Into), ligado ao Ministério da Saúde.
O professor e cirurgião especializado em joelhos da Faculdade de Medicina da Santa Casa, Ricardo Cury, acrescenta: ao mesmo em que o início cada vez mais precoce de atividades esportivas aumenta as lesões nesta faixa etária, a sobrecarga nos membros inferiores pode ser trazida exclusivamente pelos quilos extras revelados pela balança. “A obesidade castiga demais as pernas e os pés.”
Prevenção

Para quem está acima do peso, emagrecer é fundamental, mas não condição exclusiva para evitar a artrose. “Quem conviveu durante muito tempo com a obesidade, tem a cartilagem prejudicada, situação que permanece após o emagrecimento. É preciso uma ajuda especializada e com treinos específicos para o fortalecimento das articulações”, explica o médico Abdalla, que coordena o Centro de Joelho do Hospital do Coração.
Os magros já adeptos dos exercícios e da musculação, informa o ortopedista Rocha, passam por um processo natural de desgaste da cartilagem e o alongamento prévio antes das atividades também não é vacina totalmente protetora contra artrose, ruptura de ligamentos ou inflamações nos tendões.
“O alongamento serve para preparar a musculatura para o exercício, mas não minimiza o desgaste. A orientação especializada para os treinos é o que protege mais”, diz o médico do Into.
Os especialistas orientam ainda que o descanso da musculatura é essencial para evitar problemas. Outra dica é não colocar muito peso nos aparelhos, em especial se isso for feito por conta própria.
“Para os homens e mulheres que querem pernas muito torneadas – o famoso pernão, característica atual das musas – a orientação é buscar ajuda com nutricionistas”, diz René Abdalla.
“É possível definir os músculos sem recorrer às cargas muito pesadas da musculação com auxílio de alimentação focada no aumento da massa muscular, por exemplo”, completa.
Anabolizante não!
Os jovens que querem deixar distantes a artrose e o reumatismo – outro problema que não é típico só de idosos –, além de maneirar os exercícios, não podem recorrer a artifícios perigosos como os anabolizantes ou suplementos sem indicação especializada. Estes produtos afetam diretamente o coração, sendo o ponto de partida de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Fonte: Mídia news

quinta-feira, 7 de abril de 2011

RATIMBUM (Bom Saber)

"CASO TENHA DÚVIDA PROCURE NO GOOGLE"
A INOCENTE PALAVRA "RATIMBUM" SIGNIFICA:



"EU AMALDIÇÔO VOCÊ!"
“É uma palavra mágica usada pelos magos pérsas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.”
Por muito tempo cantamos inocentemente, o "Parabéns a você" para alguém que está aniversariando... porém, até aqui tudo bem!
O que muitos não sabem é que depois do "Parabéns a você", muitos falam o tal de RA-TIM-BUM; e isso significa: EU AMALDIÇÔO VOCÊ!!!
Muitos não sabem, mas os demônios se divertem muito com isso; principalmente em festas cristãs e de crianças, onde é cantado o tal de RA-TIM-BUM!
Muitos não sabem e se perguntam, porque acontecem tantas coisas misteriosas, como mortes e acidentes; horas depois de uma simples festa de aniversário...
Pois "sem querer", o aniversariante foi "AMALDIÇOADO",
pelos seus colegas, amigos e parentes!
Deixo aqui este alerta, a todos os que lêem essa mensagem; porque a obra
do diabo é essa: Festejar a ruína do homem!!!
Até certo tempo existiu, um programa infantil numa determinada emissora
de TV, chamado "CASTELO RATIMBUM"; que traduzindo significa: "CASTELO AMALDIÇOADO!"
Como podemos cantar um simples"PARABÉNS A VOCÊ", felicitando
uma pessoa querida por nós, e logo em seguida AMALDIÇOA-LA;
cantando esse tal de RA-TIM-BUM, junto com o nome do aniversariante no final???
Vamos tomar muito cuidado com esse detalhe!!!
Cantemos sim, o "PARABÉNS A VOCÊ... NESTA DATA QUERIDA...
MUITAS FELICIDADES... MUITOS ANOS DE VIDA... HEEEE... VIVA O
(Nome do Aniversariante)!"; porém, ELIMINE no final cantar: "É big... É hora... RA-TIM-BUM...
Detalhe que depois de dizer RATIMBUM, logo se pronucia o nome do aniversariante 3 vezes!!!
Vamos nos atentar para isso!!!
"O 'SÁBIO' pratica o que lhe foi ensinado, sem contestar; porém o 'LOUCO' duvída, sempre contestando o por quê!!!

Envie este aviso, para todos os seus colegas, amigos e parentes!
OBS: Pode pesquisar a respeito que achará esse significado.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trabalho, Educação e Juventude na Construção Civil

A volta da prosperidade no setor da construção civil depois de décadas de estagnação é fruto da emergência da nova classe média brasileira na presença de um alto déficit habitacional. Eventos internacionais como a Copa do Mundo e a Olimpíada, programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida e as obras de infraestrutura do PAC têm aumentado a demanda no setor que enfrenta restrições do lado da oferta. Em particular, os diversos atores que atuam na construção civil têm apontado como grande obstáculo para sua expansão a disponibilidade da oferta de mão de obra na quantidade e na qualidade desejadas. Mas qual é a extensão do apagão de mão de obra na construção, lido pela evolução de salários, da jornada e da ocupação? Mais fundamentalmente, a falta de mão de obra se deve à baixa escolarização do brasileiro? Ou o jovem tem escolhido ocupações menos braçais e mais qualificadas que as da construção? A resposta importa pois o aumento vegetativo de escolaridade do brasileiro vai implicar em maior, ou menor, oferta de pessoas para a construção.
Olhando para frente, como o setor tradicionalmente ocupa poucas mulheres e jovens, os grupos mais educados, quais são as perspectivas trabalhistas da construção? Haverá aumentos salariais diferenciados para o setor? Qual a necessidade de adequação de tecnologias empregadas ao novo contexto social? Como vai a educação na construção civil? Como vai a relação entre a construção e os cursos de educação profissional? O que fazer em termos de políticas públicas?
O estudo permite a cada um traçar a sua radiografia do novo trabalhador da construção civil através do site www.fgv.br/cps/construcao , que contará com um conjunto de dispositivos interativos on line para consulta após o lançamento da pesquisa.
A pesquisa responde ainda: a construção civil continua sendo o setor com maior risco ocupacional? Quais são os novos destinos dos velhos trabalhadores da construção? Do lado da proteção social, até que ponto os trabalhadores da construção civil acompanharam os movimentos de redução do trabalho precoce, de assalariamento e formalização previdenciária observada em outros setores produtivos?
Além destas questões ligadas a avaliação do apagão de mão de obra, respondemos outras ligadas à inserção na construção na sociedade e economia brasileiras, tais como: as famílias da construção civil acompanharam o movimento recente de ascensão de classes econômicas observado no Brasil? Como evoluiu a composição de classes de renda e o acesso a bens de consumo e ativos produtivos? Como a construção civil impacta a macroeconomia, aí incluindo investimento, balança comercial e efeitos diretos e indiretos na renda e empregos gerados em outros setores da economia?

Fonte: Iinfo Jovem

terça-feira, 5 de abril de 2011

SER AMIGO É....

ANDAR JUNTO, MESMO QUE DISTANTE.

É SER LEGAL, JAMAIS SUPERFICIAL.

DIZER O QUE PENSA, SEM OFENSA.

CALAR PARA OUVIR, SEM INTERVIR.

FALAR SEM RODEIO, SEM RECEIO.

GUARDAR O SEGREDO, SECAR O PRANTO, DAR O OMBRO.

ESTAR PARA O QUE DER E VIER, É JAMAIS ABANDONAR.

É SER ALGUÉM COM QUEM SEMPRE SE PODE CONTAR.

SER AMIGO, AFINAL,

É SER....

ESPECIAL!

Autor Desconhecido

domingo, 3 de abril de 2011

Precisamos ser Gansos na nossa vida.

Quando se vê gansos voando em formação "V"você pode ficar curioso quanto as razões pelas quais eles escolhem voar desta forma.A seguir,algumas descobertas feitas pelos cientistas:
-Fato:A medida que cada ave bate as asas,ela cria uma sustentação para a ave seguinte.Voando em formação "V"o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cadsa ave voasse isoladamente.
-Verdade:Pessoas que compartilham uma direção comum em senso de equipe,chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez,por que elas se apoiam na confiança umas das outras.
-Fato:Sempre que um ganso sai fora de formação ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só, e rapidamente retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à frente.
-Verdade:Existe força,poder e segurança em grupo,quando viajando na mesma direção com pessoas que compartiulham um objetivo comum.
-Fato:Quando o ganso líder se cansa ele reveza indo para a traseira do "V"enquanto um outro ganso assume a ponta.
-Verdade:É vantajoso o revesamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
-Fato:Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manter o rítimo e a velocidade.
-Verdade:Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento.
-Fato:Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo,dois outros saem da formação e o seguem para ajudá-lo e proteje-lo.Eles o acompanham até a solução do problema,e então reiniciam a jornada os três ou juntando-se a outra formação,até encontrar o grupo original.
-Verdade:Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Universidade da Cantábria, anuncia bolsas de estudo para pós-graduação

O Ministério do Ambiente, do Governo de Cantábria e da Universidade da Cantábria-Espanha, anuncia cinco bolsas de estudo para pós-graduação jovem latino americano de acordo com as seguintes regras, critérios de seleção e prazos.

NORMAS para a experiência de acadêmicos nos CURSOS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

• 5 bolsas serão atribuídas por muitos latino americanos residentes jovem licenciado não na Espanha, com menos de 35 anos que completaram os seus estudos durante um dos últimos cinco anos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).
• A bolsa inclui a viagem de seu país ao local de realização dos cursos em Suances (Cantabria) e retorno (classe econômica), hospedagem no local designado pela Universidade de Cantabria (dia de meia-pensão da escola, fins de semana pequeno-almoço), taxas, seguros e assistência em viagem (sem drogas) durante a sua estada na Cantábria. Todos esses aspectos serão geridos pela Universidade de Cantabria.
• Estar em Suances um dia antes do início do curso (26 de junho) até o dia 30 de julho de 2011.
• Os alunos devem concordar em se inscrever e participar, cumprir as normas de emissão do certificado de frequência de um curso em cada um dos estadia de 5 semanas em Suances, a tomar medidas legais em caso de inadimplência e de sanção em causa.
• Os cursos que os alunos podem optar por inscrição estão listados no Anexo 1, selecionados através do programa Escola de Verão para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Cantabria.
• Os candidatos para o simples facto de apresentação do pedido, especificamente aceitar este regulamento e os critérios, obtendo o compromisso de volta para seus países de origem após a conclusão dos cursos.
• Uma vez selecionados os cinco companheiros, a Secretaria dos Cursos de Verão irá contatá-los a organizar a sua viagem e estadia em Espanha. bolsistas selecionados serão obrigados a responder a tempo a todas as exigências da Secretaria foram feitas através de e-mail ou outros meios.
• O candidato seleccionado não pode executar simultaneamente dois cursos de uma semana.

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE bolsistas

• Avaliação do curriculum vitae do candidato.
• Avaliação da carta de apresentação assinada pelo candidato ou professor universitário da América centro americano de pesquisas, que expressam as razões pelas quais, segundo o professor, o candidato é merecedor da bolsa.
• O candidato deverá ser graduado com um grau relacionados ao meio ambiente, tendo concluído os seus estudos durante um dos últimos 5 anos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).
• Os candidatos devem estar vinculados a universidades ou centros de pesquisa na América Latina e tem um domínio suficiente da língua espanhola (se a língua nativa é o espanhol, o nível de proficiência em língua espanhola será avaliado pelo respectivo certificado).
• garantir que os estagiários são selecionados correspondente à nacionalidade diferente latino-americanos.
• A seleção de cinco bolsistas será feita a partir de indicações recebidas por uma comissão constituída pela Universidade de Cantabria e do Ministério do Meio Ambiente, Governo da Cantábria, e será comunicada ao máximo selecionado no início de maio de 2011. Todas as solicitações de receber uma resposta.

ENTREGA DE DOCUMENTOS E PRAZOS

• Os interessados ??deverão enviar uma cópia do seu curriculum vitae (que deve incluir o endereço postal e endereço de e-mail do requerente), incluindo fotografia, cópia da transcrição de graduação e pós-graduação, e uma cópia da carta, para o seguinte e-mail: cursos.verano@unican.es Não serão aceitos ou serão tomadas em consideração, as candidaturas enviadas por correio.
• Devem também enviar para o endereço de e-mail acima, as cópias do passaporte e do atestado médico que comprove que o candidato não tem a doença que impede a conclusão da viagem e estadia em Espanha.
• Toda a documentação exigida (curriculum vitae, carta, certificado, etc.) Devem ser escritos em espanhol e enviado em uma remessa.
• O prazo para recepção de documentos e aplicações na sexta-feira 1 de abril de 2011, com o tempo continente espanhol.

ANEXO 1. LISTA DOS CURSOS POSSÍVEIS

SU 1.1. Tratamento de efluentes industriais (8 ª edição). Direção: Juan José del Val Amieva. 3 créditos. Local: O Torco
SU 1.2. Propedêutica Ambiental: Fundamentos de conhecimento para o meio ambiente. Diretor: Domingo Gómez Orea. 3 créditos. Local: El Torco
SU 2.1. Solvay curso sobre sistemas de gestão ambiental na empresa. Administração: Margarita Alonso Martínez e Pérez Sonsoles Palmero. 3 créditos. Local: El Torco
SU 2.2. Poluição da água: causas, conseqüências e remediação. Administração: Cesar Alvarez Díaz García e Andrés Gómez. 2 créditos. Local: El Caserio
SU 3.1. Planejamento e Sustentabilidade: O acesso do público à informação sobre ambiente geográfico gerir eficientemente os recursos. Administração: Josep Lluis Mañez e Jordi López Salazar Ortega. 2 créditos. Local: El Torco
SU 3.2. Biomassa: energia, ambiente e desenvolvimento rural. Administração: Dolphin Silio Vallejo Sáiz Salcines e Braulio. 2 créditos. Local: El Caserío
SU 4.1. As energias renováveis, uma ferramenta essencial para o novo modelo de desenvolvimento espanhol. Diretor: Elias Xavier Castells. 2 créditos. Local: El Torco
SU 4,2 eco-inovação na indústria: a eficiência dos recursos e resíduos. Administração: Ana Andrés Alonso Payan e Santurde Rebecca. 2 créditos. Local: El Caserío
SU 5.1. Reciclagem e sustentabilidade no sector da construção. Diretores: Carlos Thomas Garcia e José Sanchez Llata. 2 créditos. Local: El Torco
SU 5.2. Energia e clima governos roteiro mudança. A dificuldade de incorporar as questões ecológicas e os desafios na agenda política. Director: Jordi López Ortega. 2 créditos. Local: El Caserío.

sábado, 2 de abril de 2011

UFT vai mapear o transporte escolar no Brasil

O acesso à educação em muitas comunidades rurais do país, só é possível por meio do fornecimento gratuito de transporte público. O Brasil possui atualmente 4,9 milhões de alunos da educação básica da rede pública de ensino que sem transporte não vão às aulas, ou seja, 10% de todos os matriculados.
Para garantir o direito à educação e transportar estes alunos, os municípios recebem mediante convênio recursos do Estado referente a cada estudante transportado. Mas a realidade de municípios do Sudeste, por exemplo, é bem diferente da região Norte. Não há ainda parâmetros claros e homogêneos para a estimativa de valores a serem pagos para terceirização do serviço.
Em virtude disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fechou uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para buscar solução para estes problemas. Dessa forma, a UFT irá desenvolver uma pesquisa de campo para levantar os dados relacionados ao custo operacional do transporte escolar rural brasileiro, a fim de conhecer a realidade dessa despesa nas diferentes regiões do país.
Números – O estudo será desenvolvido em dois anos, por professores e alunos da UFT. Serão mais de 600 pessoas envolvidas, em cerca de 400 municípios pesquisados. O investimento será de 17 milhões só em 2011. Com este dinheiro vai ser possível treinar equipes, comprar equipamentos, visitar pontos estratégicos, entre outras ações.
Para o reitor da UFT, Alan Barbiero, este é um projeto de grande importância, pois a Universidade está assumindo uma coordenação nacional de um trabalho que terá um impacto grande nas políticas públicas que se refere ao transporte escolar de todo o Brasil. “O projeto foi submetido ao Ministro da Educação e ao FNDE e a UFT teve a confiança destes gestores da educação nacional, isso mostra a credibilidade da instituição”. Barbiero afirmou ainda, que os trabalhos já começarão de imediato, com o processo de seleção para contratar pessoas que vão trabalhar no núcleo básico da pesquisa.
Os resultados da pesquisa terão um efeito prático que é a definição de uma política pública de compensação aos municípios e estados pelo custo do transporte escolar das crianças. “A grande pesquisa que será realizada pela UFT vai atingir o Brasil todo. Esse trabalho resulta na melhoria dos serviços ofertados ao país, veículos diferenciados, novas ações no transporte escolar e conhecimento da realidade para indicar ações para o Ministério da Educação”, afirmou o coordenador geral de apoio à manutenção escolar e transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza. (Informações da ascom/UFT)
Fonte: Jornal Girassol

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uso do Facebook pode causar depressão em adolescentes

Para Academia Americana de Pediatria (AAP), o site de relacionamento Facebook pode deixar crianças e adolescentes depressivos. A explicação baseia-se no comportamento dos jovens usuários que, ao depararem-se com publicações de fotos e comentários que registram momentos felizes de outros colegas, apresentam sinais de autoestima baixa.
“Isso porque o Facebook oferece uma visão distorcida do que realmente está acontecendo. Nas redes on-line não é possível ver as expressões faciais ou ler a linguagem corporal que fornecem o contexto sobre a situação real das pessoas”, explicou Gwenn O’Keeffe, pediatra de Boston que recentemente colaborou para a elaboração de um guia sobre o comportamento dos jovens nas mídias sociais.
Em oposição ao que dizem os pediatras nesta pesquisa, outros pesquisadores avaliam que as redes sociais não são as principais responsáveis pela depressão, mas uma ferramenta que pode colaborar ou aumentar os problemas de jovens que já estão emocionalmente abalados. Segundo O’Keeffe, acompanhar os status dos amigos na rede social “pode ser mais doloroso do que se sentar sozinho na lanchonete da escola lotada”, compara.

Guia para pais e filhos
Além da abordagem sobre a “depressão do Facebook”, o guia produzido pela Academia Americana de Pediatria alerta os pais a dialogarem com seus filhos sobre práticas abusivas via internet, como o “cyberbullying” (ofensas de colegas via internet), “sexting” (troca de mensagens de conteúdo sexual) e outras questões pertinentes ao comportamento dos jovens na web