Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Com seis governadores, PSB será nova força nos Estados

A disputa do segundo turno nas eleições para governador não terá, no domingo, grandes reviravoltas em relação à primeira rodada de votação, mas deverá confirmar o PSB como o maior vitorioso das corridas estaduais.
Se os institutos errarem menos que na primeira rodada, o PSB deve eleger mais três governadores - na Paraíba, no Piauí e no Amapá. Eles se somariam aos três eleitos em 3 de outubro, sendo dois deles os campeões de voto do primeiro turno: Eduardo Campos (PE), que se reelegeu com 82,8% dos votos válidos, e Renato Casagrande (ES), que obteve 82,3%.
Com seis vitórias, o partido dobraria o número de governadores eleitos em 2006. Caso os prognósticos se confirmem, o PSB se igualaria ao PMDB. Ambos ficariam atrás apenas do PSDB, que deve conquistar sete Estados.
No Congresso, apesar de também ter crescido, o PSB permanece como partido médio. Com 34 deputados e três senadores, será o sétimo partido na Câmara e no Senado.
Entre os oito Estados, além do Distrito Federal, que levaram a disputa ao segundo turno, a situação em Goiás é a que mais se aproxima de reviravolta. Marconi Perillo (PSDB), que liderou com folga durante boa parte da campanha e terminou dez pontos percentuais à frente no primeiro turno, está com 48%, tecnicamente empatado com Iris Rezende (PMDB), que tem 44%, segundo o Ibope.
Uma derrota dos tucanos em Goiás abrirá caminho à façanha do PSB. Seria a primeira vez, desde a redemocratização, que um partido de porte médio e de esquerda se igualaria ao trio PMDB-PSDB-DEM. Das 153 eleições de governador realizadas desde 1990, nas 27 unidades da Federação, as três siglas venceram 61%.
O Amapá é o único Estado onde as pesquisas eleitorais indicam alteração de posições em relação ao primeiro turno. Lá, o PSB pode obter uma vitória surpreendente com Camilo Capiberibe, graças ao escândalo de corrupção que pôs a cúpula do poder no Estado atrás das grades.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/impresso/primeira-pagina/3021/328073/com-seis-governadores-psb-sera-nova-forca-nos-estados?utm_source=newsletter&utm_medium=manha_27102010&utm_campaign=informativo

Nenhum comentário: