Translate

Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Profissionais capacitados devem chegar a 20 mil

Até o próximo ano, 20 mil profissionais de todas as regiões turísticas da Bahia terão concluído a participação em cursos de capacitação. Somente em 2010, serão mais de oito mil pessoas beneficiadas. Nesta sexta-feira (19), 13 turmas com cerca de 60 garçons e cozinheiros, do município de Cachoeira, concluiu o curso do Programa de Qualificação Profissional do Polo Salvador e Entorno.
O encerramento do curso foi comemorado com um almoço na Loja Maçônica, no Centro de Cachoeira, seguido da cerimônia de certificação, realizada na Câmara de Cachoeira com a presença do ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, da deputada federal Lídice da Mata e da superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Cássia Magalhães.
Para Leonelli, a área de qualificação profissional precisa ser prioridade na gestão de turismo da Bahia. “Os investimentos anuais em capacitação no Estado saltaram de R$ 500 mil para R$ 17,4 milhões em três anos. Esta iniciativa faz parte de uma nova postura do governo, que passou a desenvolver o turismo através de três eixos: inovação, qualidade e integração”, ressalta o ex-secretário.
O Programa de Qualificação Salvador e Entorno faz parte do projeto A Bahia é muito mais qualificação. A iniciativa beneficia cozinheiros, garçons, recepcionistas, caixas e camareiras de cidades como Cachoeira, Vera Cruz, Itaparica, Camaçari e Mata de São João.
“Nestes cursos, os alunos aprendem o que é turismo, noções sobre ética, perfil profissional, combate à exploração sexual, além de aulas de inglês, tecnologia da informação, comunicação participativa, e técnica profissional”, explica Cássia Magalhães.
Grande parte dos alunos, que já estão participando, trabalha em restaurantes, pousadas e hotéis. Eles foram indicados pelos empresários que participam do Clube de Excelência no Turismo, que também estão em processo de capacitação pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) em parceria com a Setur.

Nenhum comentário: