Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mercado de empregos temporários tem ainda 50 mil vagas em aberto

As ofertas temporárias de emprego de fim de ano, especialmente no comércio, ainda estão em aberto a puocos dias do Natal. Há cerca de 50 mil vagas em todo país para serem preenchidas. O mercado de trabalho está aquecido e oferece, inclusive, chances de efetivação para quem demonstrar que tem capacidade e competência para ser contratado, como revela Simone Madrid, diretora chefe de uma empresa de Recursos Humanos. Ela contou para o SRZD algumas dicas para candidatos conseguirem conquistar uma oportunidade de trabalho.
“As vagas temporárias como um trabalho numa loja no período de Natal é uma excelente oportunidade mesmo para quem não tem nenhuma experiência profissional e está apenas estudando”, explicou a especialista. “É um aprendizado muito bacana se a pessoa encarar a chance como o início da vida profissional e não apenas pensar em juntar uma graninha extra no final do ano”, complementou Simone.
Ela destacou também que o empregador aproveita o período para qualificar sua mão de obra. De acordo com Simone, quem é contratado e não tem mostrado muita produção pode até perder seu emprego para dar lugar para um temporário que se destaque.

Como deve ser um currículo profissional?

A especialista em RH destacou que quem procura um emprego, especialmente uma vaga temporária, deve preparar um currículo simples e objetivo.
A pessoa deve colocar logo no início seus dados cadastrais (como nome, endereço, telefone e e-mail), depois escrever suas informações acadêmicas (locais onde estudou, por exemplo) e no final colocar a experiência profissional. Simone lembrou que muitos candidatos a este tipo de oportunidade nunca trabalharam antes, por isso deu uma boa dica para quem está nesta situação.
“Aqueles que não tem nenhum tipo de experiência profissional não precisam se preocupar. Eles devem escrever seus objetivos no currículo, por exemplo, quero uma vaga no comércio e ressaltar suas competências para ser escolhido, como disponibilidade de horários, energia, vontade aprender”, ressaltou.
O que fazer na entrevista de emprego?

O seu currículo conseguiu ser aprovado pelo empregador e agora a pessoa precisa enfrentar o momento da entrevista para conquistar a vaga. De acordo com Simone, o candidato deve se preparar adequadamente para responder as perguntas do futuro chefe.
“A pessoa deve se vestir de forma clássica, neutra e sem decotes. Homens nunca devem usar uma bermuda e a mini-saia é proibida para mulheres”, avisou a especialista.
Segundo ela, as perguntas feitas devem ser respondidas de maneira clara e no português mais correto possível.
“O mínimo de gírias deve ser dito pelo candidato. A entrevista é a oportunidade da pessoa destacar sua vontade de trabalhar e aprender. Além disso, mostrar que aquilo escrito no currículo é verdadeiro”, finalizou.

Fonte: SRZD

Nenhum comentário: