Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TVE exibe amanhã às 19h30 o especial inédito Yumara Rodrigues-Uma Diva nos Palcos da Bahia

A TVE exibe, amanhã (30 de dezembro de 2010) às 19h30, o especial inédito Yumara Rodrigues-Uma Diva nos Palcos da Bahia, em homenagem aos 50 anos da carreira da atriz baiana. O documentario registra a memoria do teatro baiano, apartir da sua trajetória, desde a passagem pela teledrramaturgia na TV nos anos 60 ao trabalho no teatro, e as montagens que marcaram sua carreira. O audiovisual também apresenta depoimentos inéditos de atores do teatro, como Harildo Deda, Manoel Lopes Pontes, Gil Vicente Tavares, Cristina Dantas, Cleise Mnedes, Luís Marfuz, Paulo Dourado, Urias Lima, Gideon Rosa e Lami Rebouças.
Veja abaixo uma breve historia da diva Yumara Rodrigues.  
Nascida no município de Conde, a baiana Yumara Rodrigues iniciou a carreira artística nos 60, atuando na televisão, onde fez seriados e novelas ao vivo. Anos depois, apaixonou-se pelo teatro, e seguiu uma trajetória de atuações brilhantes em textos de dramaturgos como Beckett, Pirandello, Ionesco, Shakespeare, Eurípedes, Antônio Bivar e do próprio Brecht. Com a peça “Apareceu a Margarida” (1976), dirigida por Manoel Lopes Pontes, ficou três meses em cartaz logo na primeira temporada, devido ao estrondoso sucesso.
Yumara também atuou em “O Círculo de Giz”, “Zoológico de Vidro”, “Jogo de Cintura” e “Alzira Power”, entre outras montagens. Além de atriz consagrada, é professora, diretora e produtora de espetáculos, e em 2000 lançou o CD “Primeira Comunhão”, onde interpreta canções e poemas preferidos. Para 2010, a incansável dama do teatro baiano idealizou juntamente com Cristina Dantas o recital poético intimista “Antes do Pôr do Sol”, programado para acontecer todos os domingos do ano, na sua própria residência, de frente para a Baía de Todos os Santos, ao final do entardecer

Nenhum comentário: