Ag. A TARDE | Mila Cordeiro |
Os rolezinhos, que têm invadido os shoppings de todo país, também ganharam os shoppings de Salvador. Com caráter de protesto, desde às 16h, integrantes do Movimento Passe Livre Salvador (MPL-SSA) se reuniram na entrada do Salvador Shopping, com acesso à avenida Tancredo Neves, para repudiar as ações contra os rolezinhos no Brasil.
Cerca de 10 pessoas se apresentaram no centro comercial, e, com caixa de som e microfone, se revezaram entre falas contra o racismo e a discriminação a jovens da periferia. Um dos integrantes do movimento e também sociólogo, Walter Altino, expôs as intenções do manifesto. "O jovem negro da periferia tem o mesmo direito que qualquer outro cidadão tem de acesso ao shopping, de passear e de consumir", comentou.
O integrante do Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora (Intersindical), Franklin Oliveira, também esteve presente e relatou uma situação que também vê nos shoppings da capital baiana. "Já presenciei um casal de negros sendo maltratado no Habib's, na Centenário, e por isso estou aqui para dizer que é preciso acabar com o preconceito e que os shoppings devem permitir o acesso de qualquer pessoa, seja ela negra, branca, pobre ou rica", disse.
Iguatemi - No Shopping Iguatemi, um encontro habitual ocorreu desde o início da tarde deste sábado. Pelo menos dois grupos de jovens circulavam pelo shopping - um de moradores de Cajazeiras, com aproximadamente 15 pessoas, e o outro maior, de 40 jovens, moradores da Liberdade.
Segundo um dos integrantes da Liberdade, Rafael Passos, de 20 anos, os rolezinhos do grupo, nomeado Família no Talento, têm o objetivo de levar lazer e unir os amigos e colegas do bairro. "Viemos dar um rolé, fazer amizades, namorar e comprar", completou.
Um homem, que aparentava 50 anos e não quis se identificar, repreendeu a equipe de reportagem por estar conversando com o grupo. "Vocês estão incentivando esse tipo de coisa", afirmou.
Em contato com a assessoria do Iguatemi, o shopping informou que mantém uma política de respeito a toda e qualquer manifestação social e acredita na livre expressão do pensamento, mas que não está de acordo com atitudes em desacordo com as normas de conduta do estabelecimento.
Já a administração do Salvador Shopping disse que mantém o funcionamento normal do centro comercial neste final de semana e que acompanha atentamente o assunto junto às autoridades competentes.
Nos rolezinhos deste sábado não foi identificada nenhuma manifestação de caráter violento ou que levasse prejuízos às lojas dos shoppings.
Fonte: Jornal A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário