Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Economia criativa precisa de políticas públicas para se desenvolver

O cenário é muito positivo para a economia criativa no Brasil. No entanto, para que o setor cresça, é preciso monitoramento para se mensurar tamanho e identificar gargalos visando à construção de políticas públicas, disse à Agência Brasil a gerente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), Heliana Marinho da Silva.
Heliana participou  da mesa-redonda Tendências e Oportunidades da Economia Criativa, no primeiro dia de trabalhos do Rio Info, principal  evento nacional de tecnologia da informação (TI), realizado há dez anos  na capital fluminense e há três anos em Portugal.
Segundo a gerente do Sebrae/RJ, a economia criativa envolve setores que nunca foram estimulados do ponto de vista econômico, como design e arquitetura. Esses setores  não haviam sido considerados como foco de um negócio importante no mundo contemporâneo, explicou. O governo federal prepara o lançamento do Plano Brasil Criativo, iniciativa para estimular o desenvolvimento dessa área econômica.
Heliana Marinho sugeriu que haja uma definição clara de quais são os setores que integram a economia criativa e que se estabeleçam as condições de  monitoramento e de pesquisa para a  mensuração do seu tamanho. Defendeu também que sejam identificados os gargalos da cadeia de produção e que se promova a integração desses setores, que “se falam melhor de maneira articulada”.
Outros desafios são a identificação de formas de financiamento adequadas para os diversos setores e um ambiente de negócios, “ou seja,  políticas públicas de incentivo, com tributação diferenciada. Enfim, todo um conjunto de fatores que podem estimular  esse desenvolvimento”.
O Sebrae lançou em julho desse ano a Cartilha do Empreendedor Individual na Economia Criativa, voltada para a participação do pequeno empresário nesse setor econômico. O documento pode ser baixado de página da instituição sobre economia criativa.
Segundo Heliana, há a percepção de que setores como música, audiovisual e arquitetura, que misturam várias cadeias produtivas, são fortes no âmbito da economia criativa, mas  precisam ser melhor mensurados, para que se possa identificar as necessidades e, também, as oportunidades.
De acordo com Heliana, a tecnologia da informação é um elemento funcional de transversalidade, presente em todos os diferentes setores econômicos. “Hoje, não dá para pensar em projeto de  arquitetura ou de audiovisual, por exemplo, sem TI”, reforçou. “A TI talvez seja o fator de integração entre todas as cadeias produtivas aí colocadas”.

Heliana observou, entretanto, que o cenário atual ainda é “de muita experimentação”. Isso ocorre porque a economia criativa traz um novo olhar sobre diversos segmentos econômicos e os agrupa de forma também diferente. “A partir daí, o impacto sobre os negócios, os empreendimentos e no próprio desenvolvimento se dá de uma maneira que nunca foi estimulada, nunca foi monitorada”.
Os setores criativos respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, essa relação está entre 7% e 8% do PIB, sendo que no estado do Rio de Janeiro, a estimativa é que  em torno de 4% ou 5% do PIB estão concentrados nesses setores, informou.
A gerente do Sebrae/RJ recordou que estudo recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) aponta que o crescimento do ambiente criativo e das indústrias criativas atingiu patamar de 14% em 2010. “Isso mostra uma grande expressão desses segmentos”.
A importância do profissional de TI nesse cenário se amplia na medida em que ele está conectado aos demais setores da economia criativa, frisou Heliana. “Nesse campo da economia criativa, nada se dá muito isolado”. Esclareceu que o elemento cultural permite maior diferenciação e muita informação para os novos conteúdos.
Edição: Davi Oliveira
Por Alana Gandra, da Agência Brasil

Economia criativa: ideias que valem ouro

Se no passado recente o que fazia girar a economia eram parques industriais gigantescos, com capital investido em máquinas e funcionários e produção contada em milhares de produtos, hoje existe um vasto mercado em que as ideias geniais valem dinheiro. Essa é a base do conceito da economia criativa, que ganha força no Brasil e foi  um dos temas discutidos na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentávels. Segundo dados das Nações Unidas, 8% do PIB mundial é gerado por negócios em torno de música, literatura, design, moda, desenvolvimento de softwares, artesanato. Esse patrimônio cultural é chamado de intangível, mas os ganhos obtidos por meio dele são bem concretos.

Que o diga Steve Jobs, fundador da Apple, que chegou a faturar quase 26 bilhões de dólares. Da mesma forma, o garoto americano Mark Zuckerberg criou há oito anos o Facebook, a maior rede social do mundo; sua empresa virtual está avaliada em cerca de 100 bilhões de dólares! Negócios como esses e toda a discussão sobre direitos de propriedade intelectual foram "previstos" pelo economista inglês John Hawkins, autor de The Creative Economy - How People Make Money from Ideas (A economia criativa - como as pessoas ganham dinheiro com ideias), de 2001, um dos primeiros livros sobre o assunto. 

No Brasil, também são muitos os exemplos de pessoas criativas à frente de negócios rentáveis e marcas reconhecidas mundialmente pela qualidade e originalidade. Quando o chef Alex Atala - cujo restaurante, o D.O.M., acaba de ser eleito o quarto melhor do mundo - tempera seus pratos com priprioca, um tipo de capim da Amazônia, ele está fazendo economia criativa. "O elo entre natureza e cultura é a comida. É preciso cozinhar e comer como cidadão", costuma dizer ele, que desbravou a culinária nacional viajando pelos sertões e conhecendo as comunidades que produzem os ingredientes empregados em suas criações gastronômicas. Assim chamou a atenção para si mesmo, para o país e gerou renda para centenas de pessoas, que permanecem em seus lugares de origem. Quem vai a seu restaurante, em São Paulo, vive uma experiência única, e esse fator, tão subjetivo, também gera concretamente dinheiro, emprego e oportunidade para todos os envolvidos. 

"A economia criativa valoriza mais o processo do que o produto", sintetiza Claudia Leitão, que está à frente da recém-criada Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (Minc). "São prioridades a inclusão e a cooperação. A criatividade brasileira, embora impalpável, é uma das nossas maiores riquezas e pode ser um caminho para o desenvolvimento do país e de todos os envolvidos. Um exemplo: do Oiapoque ao Chuí, as brasileiras bordam. Uma de nossas missões é desenvolver políticas públicas que estimulem e organizem a produção e a comercialização do bordado, para sustento dos autores e também para projetar nossa cultura", diz ela. 

Alguns visionários perceberam esse tesouro e fizeram dele matéria-prima de suas produções notáveis. Um dos pioneiros foi o artista plástico Renato Imbroisi, que, há mais de 30 anos, cria peças incluindo no processo artesãs têxteis de Muquém, pequeno município de Minas Gerais. Seu trabalho é reconhecido na Europa, na África e no Japão. Também é o caso da designer de joias e bijoux Mary Arantes, nascida no Vale do Jequitinhonha; sua marca, Mary Design, emprega artesãos de vários lugares, orientados por ela. A jovem Mana Bernardes, artista plástica carioca cujas joias feitas com material reciclado foram premiadas aqui e no exterior, acredita que para o designer não basta criar. "É ele quem também desenha a forma de trabalhar e o desenvolvimento das pessoas, respeitando potencialidades individuais e conectando pontos em comum. Isso é economia criativa", define ela. 

Com políticas públicas eficientes, esses e outros criadores poderiam fazer mais e incluir mais gente e mais conhecimento em suas obras. "Ocorre que a economia criativa por aqui ainda é incipiente", afirma Rubens Ricupero, economista, diplomata e representante permanente do Brasil na ONU. Ele acredita que o novo modelo contribui para o desenvolvimento, mas não trata o assunto com euforia. As nações com melhor educação, como Austrália (onde surgiu o conceito, na década de 1990) e Inglaterra, têm mais chance de produzir ideias geniais e mantê-las rentáveis, mesmo porque o governo facilita a produção e isenta de impostos os produtos do entretenimento. Já nos países pobres e emergentes, a realidade é outra.

Texto de Liliane Oraggio

domingo, 26 de janeiro de 2014

MPL faz rolezinho em shopping e critica preconceito

Ag. A TARDE | Mila Cordeiro
Os rolezinhos, que têm invadido os shoppings de todo país, também ganharam os shoppings de Salvador. Com caráter de protesto, desde às 16h, integrantes do Movimento Passe Livre Salvador (MPL-SSA) se reuniram na entrada do Salvador Shopping, com acesso à avenida Tancredo Neves, para repudiar as ações contra os rolezinhos no Brasil.
Cerca de 10 pessoas se apresentaram no centro comercial, e, com caixa de som e microfone, se revezaram entre falas contra o racismo e a discriminação a jovens da periferia. Um dos integrantes do movimento e também sociólogo, Walter Altino, expôs as intenções do manifesto. "O jovem negro da periferia tem o mesmo direito que qualquer outro cidadão tem de acesso ao shopping, de passear e de consumir", comentou.
O integrante do Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora (Intersindical), Franklin Oliveira, também esteve presente e relatou uma situação que também vê nos shoppings da capital baiana. "Já presenciei um casal de negros sendo maltratado no Habib's, na Centenário, e por isso estou aqui para dizer que é preciso acabar com o preconceito e que os shoppings devem permitir o acesso de qualquer pessoa, seja ela negra, branca, pobre ou rica", disse. 
Iguatemi - No Shopping Iguatemi, um encontro habitual ocorreu desde o início da tarde deste sábado. Pelo menos dois grupos de jovens circulavam pelo shopping -  um de moradores de Cajazeiras, com aproximadamente 15 pessoas, e o outro maior, de 40 jovens, moradores da Liberdade.
Segundo um dos integrantes da Liberdade, Rafael Passos, de 20 anos, os rolezinhos do grupo, nomeado Família no Talento, têm o objetivo de levar lazer e unir os amigos e colegas do bairro. "Viemos dar um rolé, fazer amizades, namorar e comprar", completou.
Um homem, que aparentava 50 anos e não quis se identificar, repreendeu a equipe de reportagem por estar conversando com o grupo. "Vocês estão incentivando esse tipo de coisa", afirmou.
Em contato com a assessoria do Iguatemi, o shopping informou que  mantém uma política de respeito a toda e qualquer manifestação social e acredita na livre expressão do pensamento, mas que não está de acordo com atitudes em desacordo com as normas de conduta do estabelecimento.
Já a administração do Salvador Shopping disse que mantém o funcionamento normal do centro comercial neste final de semana e que acompanha atentamente o assunto junto às autoridades competentes.
Nos rolezinhos deste sábado não foi identificada nenhuma manifestação de caráter violento ou que levasse prejuízos às lojas dos shoppings.
Fonte: Jornal A Tarde 

Leonelli lembra 30 anos do "Diretas Já"

Politizado, pacífico, objetivo e marcado por uma febre de rebeldia e civismo que contagiou todas as classes, a campanha pelas Diretas Já completa 30 anos como o maior e mais consequente movimento de massas do Brasil. “Jamais passou pela cabeça do Dante que a emenda se transformaria num fantástico movimento de massas”, revela a ex-deputada Thelma de Oliveira, viúva do deputado federal Dante de Oliveira, autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de 2 de março de 1983 que estabelecia eleições diretas para presidente e seria o estopim do movimento.
Segundo ela, a presença de lideranças, a pauta objetiva e o caráter pacifista (não há registro de que uma lixeira sequer tenha sido virada) despertaram a forte participação popular. “A emenda representou o desejo de mudanças. O objetivo era trocar a ditadura, o inimigo comum, por um presidente eleito”, lembra Thelma, com uma pitada de saudosismo: “É preciso resgatar o espírito da campanha das Diretas.”
“O povo deixou de ser objeto para se tornar sujeito da história e, se não conquistou a democracia direta que poderia ter vindo, pela primeira vez autorizou a elite política a recorrer ao Colégio Eleitoral para promover as mudanças”, disse ao iG o ex-deputado Domingos Leonelli, coautor, ao lado de Dante de Oliveira, do livro “Diretas Já: 15 meses que abalaram a ditadura”.
A campanha propriamente dita só passaria a valer e pegaria fogo a partir de 25 de janeiro de 1984, no célebre comício da Praça da Sé, em São Paulo, onde 300 mil pessoas ilharam o heterogêneo palanque e tiraram da zona do medo uma oposição que, traumatizada pela violência de 20 anos de arbítrio, ainda resistia em ousar.
Ao fixar os olhos na multidão, Carlos Castelo Branco, um dos mais importantes analistas políticos da época, profetizou: “Pode mudar a história, desde que seja o ponto de partida para outros iguais.” Castelinho sabia do que falava: o governo, sob o comando do general João Batista Figueiredo, tinha o domínio da máquina e das armas, a linha dura militar conspirava ameaçadoramente para perpetuá-lo, o povo ainda andava “falando de lado e olhando pro chão” e o medo assustava inclusive os 16 governadores que a oposição, empanturrada de votos, elegera dois anos antes, na mais importante concessão da abertura política.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Dieta a base de suco de Detox

1º dia
Manhã:  Suco verde
Almoço: Frango Grelhado e salada de Tomate e Ervas
Jantar: Iogurte Natural e Frutas a vontade  

2º dia
Manhã:  Suco de laranja 3 bolachas e água e sal  
Almoço: 2 Bife Grelhado e salada de verdura
Jantar: Iogurte Natural e Frutas a vontade  




3º dia

Manhã:  Iogurte Natural e Frutas a vontade  
Almoço: Peixe grelhado e salada de Tomate a vontade
Jantar: presunto a vontade

4º dia   
Manhã:  Suco verde  
Almoço: uma porção de arroz e uma porção de feijão com linhaça
Jantar: frango grelhado a vontade    

5º dia
 Manhã:  Iogurte Natural e Frutas a vontade  

Almoço: 2 Bife Grelhado e salada de verdura
Jantar: salada de tomate e 2 avos cozido  

6º dia
Manhã:  Suco verde  
Almoço: uma porção de arroz e uma porção de feijão com linhaça
Jantar: Iogurte Natural e Frutas a vontade  

7º dia
Manhã:  suco de laranja e 3 torradas   
Almoço: Frango grelhado a vontade
Jantar: Iogurte Natural e Frutas a vontade  

1. Suco de couve com laranja, cenoura, mamão e maçã
Ingredientes:
• 3 laranjas médias
• 4 folhas de couve manteiga orgânicas
• ½ cenoura crua (sem casca)
• ¼ de mamão papaya
• ¼ de maçã
Modo de Fazer: descasque as laranjas e deixe a pele branca. Passe na centrifuga ou passe no liquidificador com os outros ingredientes, se preferir coe e utilize água filtrada para bater.

2. Suco detox com couve e hortelã
• 1 copo de suco de laranja
• 1 colher de sopa de couve (crua – orgânica)
• 1 folha de chicória
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 limão espremido

4. Suco detox com matacujá e hortelã
• 1 copo (200 ml) de suco de maracujá
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

5. Suco detox com morango e hortelã
• 1 copo (200 ml) de suco de morango (5 unidades)
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó

• 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NADA COMO O TEMPO



"Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você"

Caravana Bahia visitará Santiago (Chile) em abril



MADRI - Em 10 de abril, o São João da Bahia terá uma versão prévia em Santiago, no Chile. Aproveitando o início das operações da Air Europa entre Salvador e Santiago, a partir de 31 de março, a Bahiatursa levará para a capital chilena um evento de capacitação dos agentes de viagens e operadores de Santiago, em evento que será concluído com grande festa de São João na cidade. "Estamos há algum tempo trabalhando na internacionalização do nosso São João, o maior do Nordeste, que abrange 417 municípios, e o início dos voos entre Santiago e Salvador são um motivo a mais para concentrarmos esforços no Chile", diz a diretora de Promoção Internacional da Bahiatursa, Rosana França.

Antes da festa, a Bahiatursa levará para Santiago a Caravana Bahia, visitando várias agências de viagens da cidade. "A ideia é tematizar essas agências com fotos, totens e diferentes elementos e imagens baianas, para despertar a curiosidade e o interesse dos clientes dessas agências", defende. Um evento para operadores também faz parte da ação programada pela Bahiatursa, que quer apresentar aos chilenos os atrativos baianos de forma segmentada. "É claro que temos sol e praia, mas queremos mostrar as opções de aventura, ecoturismo, turismo náutico, rural e mesmo o turismo religioso, com o Santuário de Irmã Dulce", completa.

Redação - PANROTAS

Bahia receberá três voos charters de Portugal para a Semana Santa



A participação da Bahiatursa na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece até domingo, dia 26, em Madri, na Espanha, está rendendo bons resultados. Além do lançamento dos novos voos da companhia espanhola Air Europa, do Chile, que funcionarão a partir de 31 de março, foram anunciados charters de Portugal para a Bahia, durante a Semana Santa, com três saídas: 05 a 12 de abril, 12 a 19 de abril e 19 a 27 de abril.
A diretora de relações internacionais da Bahiatursa, Rosana França, reuniu-se com representantes dos principais mercados presentes na Fitur, além da Espanha, de Portugal, Itália, Alemanha e Chile.
Presenças
O coquetel de lançamento dos voos contou com a presença dos diretores da Air Europa, Manuel Panadero, Alvaro Middleman, Enrique Ambrosio e Luis Sobrinho; da diretora da Embratur Leila Holsbach; do conselheiro da Embaixada do Brasil na Espanha, Murilo Gabrielli, e 150 convidados, incluindo operadores brasileiros, chilenos e espanhóis, dentre outras nacionalidades.
Autoridades de diversos países visitaram o estande, dentre as quais, membros da família real espanhola e representantes de órgãos de turismo da Espanha e da República Dominicana, além do embaixador do Brasil naquele país, Paulo César de Oliveira Campos.
Na ocasião, foi exibido vídeo promocional da Bahiatursa com foco nos segmentos de cultura, ecoturismo e de negócios, houve sorteio de passagem aérea e a participação de uma baiana integrando o receptivo e distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim.
Os voos
As três novas frequências internacionais do Chile funcionarão a partir de 31 de março e farão a ligação direta do estado com Madri (Espanha) e Santiago (Chile), expandindo-se, futuramente, para Montevidéu (Uruguai) e Córdoba (Argentina).
Com a captação de voos feita pela Bahiatursa, Salvador totalizará 14 voos internacionais da companhia, passando a ser um dos principais hubs da Air Europa.

Redação - Brasilturis

Show de Elton John anima lideranças do setor turístico

O verão já é considerado como o melhor momento para o turismo baiano. Mas a temporada 2013/2014 vem trazendo grandes e boas novidades que aquecem o setor, geram novos empregos e mantém a cidade como um dos principais destinos turísticos do país.


Além do calendário tradicional com o Réveillon, Festival de Verão, festas de largo e o Carnaval, a cidade conseguiu atrair novos eventos como a gravação do DVD de Ivete Sangalo e os shows de David Guetta e Sir Elton John

E é justamente a passagem do cantor britânico por Salvador, marcada para acontecer no dia 22 de fevereiro, que está gerando boas expectativas nas lideranças do setor turístico baiano.

Para o presidente da Associação Baiana de Agências de Viagem (ABAV), José Alves Peixoto Júnior, o show pode marcar um novo momento para o turismo de entretenimento em Salvador. “Estamos torcendo para que tudo dê certo com o show de Elton John, pois assim Salvador vai mostrar ao mercado de entretenimento que tem condições de abrigar eventos deste porte”, comenta.

A expectativa positiva é compartilhada por Manolo Garrido, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – capítulo Bahia (ABIH-BA). “A Arena Fonte Nova é um equipamento importante para a cidade e consequentemente para o turista, pois é o único que oferece conforto e uma oferta de espaço grandioso, resultando em grandes eventos e colocando Salvador na rota dos grandes shows, inclusive internacionais”.

PACOTES ESPECIAIS – Outro ponto importante destacado pelos empresários do setor é que a realização de grandes espetáculos pode criar um novo calendário. “Isso é muito importante para o segmento turístico, pois, mantendo um calendário de grandes atrações, podemos vender pacotes especiais e fortalecer o turismo de entretenimento, que é um dos motores econômicos da cidade”, avalia José Alves, da ABAV.

A data escolhida para o show também é vista como um acerto. “Um espetáculo desse porte acontecendo antes do Carnaval permite que o turista permaneça mais tempo na cidade, possa curtir a cidade, visitar outros pontos, aquecer o mercado de bares e restaurantes. È também uma vantagem para o visitante, pois vindo antes do Carnaval ele consegue preços melhores nas passagens aéreas e hospedagem”, planeja.

Na visão do presidente da ABIH-Bahia, o público de Carnaval é muito específico. Porém, Manolo Garrido, acredita num bom impacto principalmente nos hotéis do entorno e que a atração de grandes eventos para Salvador, “tende a consolidar boas ocupações durante os shows”.

Garrido levanta ainda outro ponto positivo para o turismo local. “Temos que mensurar não só a taxa de ocupação, mas também a visibilidade midiática que os grandes eventos trarão para a cidade gerando um efeito multiplicador também no imaginário das pessoas”.

SOBRE O SHOW – Depois de lotar quatro apresentações no Brasil no começo de 2013, um dos maiores nomes da música internacional está de volta ao Brasil: o inglês Elton John traz sua nova turnê em 2014, mostrando seus hits em quatro cidades que não assistiram suas últimas apresentações no país.

Follow the Yellow Brick Road, a nova turnê mundial do ídolo pop, passará pelo Rio de Janeiro, no HSBC Arena, dia 19 de fevereiro, Goiânia, no Serra Dourada, dia 21/02, Salvador, na Itaipava Fonte Nova, dia 22/02 e Fortaleza, na Arena Castelão dia 26/02. Confira em "Serviço" no final deste release todas as informações sobre venda de ingressos.

Com mais de 40 anos de carreira, o cantor, pianista e compositor britânico Sir Elton John é um dos mais venerados e influentes nomes da música pop de todos os tempos: seis vezes ganhador do Grammy, premiado com o Oscar, o Globo de Ouro, o Tony (o Oscar da Broadway) e vários Brit Awards, entre muitos outros, agraciado com o título de "cavalheiro" pela monarquia britânica e dono de uma das mais extensas coleções de hits da história da música.

Elton John faz parte de um restrito clube da música mundial: o de artistas que já venderam mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo. Com mais de 450 milhões de discos vendidos, Sir Elton figura a lista junto com outros seis membros: The Beatles, Elvis Presley, Madonna, Michael Jackson, Led Zeppelin e o Queen
.
SERVIÇO

Valores:
Cadeira Premium B – R$ 420 (meia entrada: R$ 210)
Cadeira Premium C – R$ 320 (meia entrada: R$160)
Pista – R$100 (meia entrada: R$ 50)
Cadeira Especial Leste – R$ 240 (meia entrada: R$ 120)
Cadeira Especial Oeste – R$ 240 (meia entrada: R$ 120)
Cadeira Norte – R$ 120 (meia entrada: R$ 60)
Cadeira Leste – R$ 200 (meia entrada: R$ 100)
Cadeira Superior – R$ 60 (meia entrada: R$30)
Camarote Open Bar * – R$ 750

Classificação: 16 anos / *18 anos
Abertura dos portões: 19h
Show: 22h



Importante: O documento que comprova o direito à meia-entrada será solicitado na entrada do evento. Esse direito é exclusivo de estudantes, idosos (acima de 60 anos) e professores da rede municipal.

Para comprovação, os idosos, devem apresentar um documento de identidade oficial com foto. Os professores das redes municipais devem mostrar carteira do sindicato, contracheque ou a carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação. Já os estudantes devem apresentar a carteira de estudante dentro do prazo de validade, o protocolo de solicitação da nova carteira de estudante ou a declaração da instituição de ensino. As duas últimas opções devem estar carimbadas e assinadas, além de acompanhadas de um documento de identidade oficial com foto.
 
Fonte: Salvador Notícias

7 sucos detox deliciosos e práticos para limpar seu organismo

Você já deve ter ouvido por aí que os sucos detox são eficientes para fazer uma verdadeira “faxina” em nosso organismo. Eles são de fato, ótima opção para quem quer retornar à dieta após um final de semana, por exemplo, ou simplesmente, para o dia a dia de quem se preocupa com a sua saúde e beleza.
A nutricionista Sabrina Lopes explica que o detox é um suco que contém alimentos funcionais ricos em fibras, vitaminas e minerais e com propriedades antioxidantes, que são essenciais para o nosso organismo. “Sua função é ajudar a eliminar toxinas do organismo, melhorar o intestino, ativar o sistema imunológico e aumentar a hidratação do corpo”, diz.
Ainda de acordo com a nutricionista, todo mundo pode tomar esse tipo de suco. “Aliado a uma dieta equilibrada, ele vai garantir ótimos resultados para a sua saúde e beleza”, destaca.
Sabrina acrescenta que o suco pode ser tomado diariamente. “Porém, como tudo nessa vida, nada em excesso faz bem à saúde”, diz.
Vale ressaltar ainda que o suco detox não faz nenhum milagre se não estiver associado a uma dieta equilibrada. Além disso, ele não deve substituir refeições. Caso sua intenção seja tomá-lo para auxiliar no emagrecimento, consulte sua nutricionista sobre a melhor forma de consumi-lo – sem excessos e nos horários recomendados.
Mas, se você já segue uma dieta equilibrada, e está pensando em aderir aos sucos detox, anote as receitas abaixo, indicadas pela nutricionista Sabrina Lopes:
1. Suco de couve com laranja, cenoura, mamão e maçã
Ingredientes:
• 3 laranjas médias
• 4 folhas de couve manteiga orgânicas
• ½ cenoura crua (sem casca)
• ¼ de mamão papaya
• ¼ de maçã
Modo de Fazer: descasque as laranjas e deixe a pele branca. Passe na centrifuga ou passe no liquidificador com os outros ingredientes, se preferir coe e utilize água filtrada para bater.
2. Suco verde detox
Ingredientes:
• Suco de 1 laranja ou 1/2 maçã
• 1 folha de couve ou 2 cubinhos de gelo de couve*
• 1 colher de sopa de linhaça germinada**
* Como fazer os cubos de gelo: bata os ingredientes abaixo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar. Usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco.
Ingredientes “Cubinhos”:
• 2 xíc de couve picada
• 1 xíc de agrião picado
• 1/2 xíc de salsinha
• 1/2 xíc de hortelã
* Para germinar a linhaça: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente no liquidificador e bata com uma fruta.
3. Suco detox com couve e hortelã
• 1 copo (200 ml) de água
• 1 colher de sopa de couve (crua – orgânica)
• 1 folha de chicória
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 limão espremido
4. Suco detox com couve e cenoura
• 1 copo (200 ml) de água
• 1 colher de sopa de couve (crua – orgânica)
• 1 folha de chicória
• 1 cenoura média crua
• 1 maçã pequena
5. Suco detox com melancia e hortelã
• 1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias)
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.
6. Suco detox com abacaxi e hortelã
• 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (3 fatias)
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.
7. Suco detox com morango e hortelã
• 1 copo (200 ml) de suco de morango (5 unidades)
• 2 folhas de hortelã
• 1 pitada de gengibre em pó
• 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Fonte:  UIPI

sábado, 11 de janeiro de 2014

Dieta da USP

Primeiro Dia
Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante
Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade
Segundo Dia
Manhã: Café com bolacha cream-crakers
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto
Jantar: Presunto à vontade
Terceiro Dia
Manhã: Café com biscoito cream-crakers
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
Jantar: presunto e salada
Quarto Dia
Manhã: Café com biscoito
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
Quinto Dia
Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
Almoço: Frango grelhado à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sexto Dia
Manhã: Café com biscoito
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sétimo Dia
Manhã: Café com limão.
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas

Observação sobre a dieta da usp :
1 - Depois de completa esta série, comece novamente desde o primeiro dia ao sétimo dia. Depois de 14 dias você terá perdido 14 Kg. No 15º dia você poderá retornar a seus hábitos alimentares.
2 - Ervas permitidas: agrião, chicória, alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro.
3 - Não deve trocar os alimentos da dieta e nem substituí-los de horário. 


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A magia do cacau transforma o Sul da Bahia com a Estrada do Chocolate



Inspiração para o escritor Jorge Amado, que tão bem soube difundir os hábitos, as tradições e o jeito de ser de um povo que viveu sob a influência dos chamados “frutos de ouro”, Ilhéus (BA) hoje é vista como um paraíso doce para os turistas. A cidade vivencia o nascimento da Estrada do Chocolate, um novo produto que aposta suas fichas no turismo rural como fonte de sustento de diversas famílias.
Com 35 quilômetros de extensão, a estrada é uma alternativa cercada pelas belezas naturais das antigas fazendas de cacau, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau (BA), a 400 quilômetros de Salvador. Trata-se de uma região de boas praias e Mata Atlântica nativa, onde o turismo tem prestígio, mas pode ter seu potencial ainda melhor explorado com as fazendas de cacau.
Para aproveitar esse potencial, a Estrada do Chocolate oferece aos visitantes uma oportunidade de vivenciar o turismo rural, com direito a passeios pelas fazendas e o acesso à experiência daqueles que conhecem a história dos coronéis de cacau e casos pitorescos.
Fazendas como Riachuelo, Provisão, Mocambo, Almada, Renascer e Leão do Ouro, famosas pela cultura tradicional do cacau, estão abertas à visitação pública. Os visitantes podem conhecer o rico mobiliário colonial, típico da época dos coronéis, e acessar um vasto acervo sobre a cultura do cacau. O ponto alto da visita inclui um passeio pelas fazendas, acompanhando todo o processo de coleta e preparo da semente, a produção e a degustação do chocolate.
HORIZONTES – Na opinião do biólogo Raimundo Mororó, da Fazenda Riachuelo, com a Estrada do Chocolate se abrem novos horizontes. “A Estrada do Chocolate vem para formatar um produto já pronto. O cacau e o chocolate, associando-se ao turismo, tornam o destino sustentável economicamente”, avalia.
Ele conta que o turista pode conhecer, na Fazenda Riachuelo, além do preparo de vários tipos de doce à base do cacau, todo o sistema de produção relacionado ao chocolate, do cultivo à embalagem, além de desfrutar de belas paisagens, vivenciando as fortes raízes culturais.
A Fazenda Mocambo, que também tem muito a oferecer para o roteiro turístico, está sendo transformada em hotel para fomentar o fluxo de visitantes. E a Provisão oferece um cenário com barcaças de secagem do cacau, capela e o Rio Almada, que passa em toda a extensão da propriedade. A casa é em estilo colonial e abriga um museu com objetos que pertenceram ao intendente de Ilhéus, coronel Domingos Adami.
Café e quitute local feito à base de cacau
Já na estrada Itacaré-Ilhéus, junto à Casa da Tapioca, é possível conhecer o Café Cacau, que nasceu na Vila São José. O estabelecimento foi criado pela pequena empresária Marli Brito, 42, que produz mais de 100 itens feitos com cacau, mantendo o excelente sabor proporcionado pela forma artesanal de produção, como geleia, mel líquido, trufas – também com cupuaçu, bolos, patês, milk shakes, chocolates quentes e o tradicional café com cacau, dentre outros.
A pequena empreendedora é a primeira dos sete filhos de Nanci e Gilberto Alves de Lima, conhecido como “seu Beca”. Nativa de Taboquinhas (distrito de Itacaré), Marli herdou a fazenda de seu pai, que em vida resolveu distribuí-la com os sete filhos.
Com orgulho, ela conta que aprendeu muito com os ensinamentos de seu Beca e dona Nanci, por isso coloca amor em tudo o que faz. “É um privilégio ter sido criada na zona rural. Hoje tiro proveito da natureza, mas me preocupo em preservá-la. Aprendi com meu pai que não se deve quebrar os galhos nem arrancar as folhas das árvores”, pontua.
O Café com Cacau já foi visitado por famosos como os atores Juliana Paes, Camila Pitanga, Suzana Vieira, Reynaldo Gianecchini, que provaram e aprovaram os seus quitutes. Também já ganhou os holofotes com divulgação em revistas e até na TV, o que contribuiu para o seu reconhecimento nacional e internacional.
Os visitantes também podem fazer um combinado com passeios ecológicos, pescaria, equitação, fabricação de chocolate e diversas outras atividades. Além, é claro, de passar uma tarde com Marli, degustando várias guloseimas feitas artesanalmente.
HISTÓRIA – Ilhéus foi fundada em 1534 e elevada à categoria de cidade em 1881. Também conhecido como ‘Capital do Cacau’, o município tem uma economia baseada no turismo, indústria e agricultura. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas depois da vassoura de bruxa, que infestou as plantações, a produção foi consideravelmente reduzida.
Além de abrigar um importante polo de informática e eletroeletrônicos, é também um centro regional de serviços. Atualmente, o município sedia uma universidade estadual, um porto internacional e o Aeroporto Jorge Amado, entrada para destinos muito procurados, como a própria Ilhéus, Itacaré, Canavieiras e Maraú. Tudo isso aliado a um conjunto de estradas estaduais e federais que interligam a cidade com praticamente todo o Brasil.
SERVIÇO
Como chegar:
Via terrestre:
Distância: 464 km de Salvador.
Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, subir o viaduto que dá acesso à BR-101, daí seguir pela BA- 415 até Ilhéus, ou a 252 passando por Uruçuca até Ilhéus.
De ônibus, sair do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca [+ 55 71 4004 1010].
Para maiores informações sobre as condições das estradas, acesse o site do DNIT. Informações sobre ônibus, consultar site da AGERBA: www.agerba.ba.gov.br/transporte/duas_localidades.asp
Via aérea:
Sair de Salvador com destino a Ilhéus em voos diretos pelas empresas Tam [0300 123 1000] e Gol [0300 789 2121]. Voos diários. Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
Via marítima:
O Porto do Malhado serve de ancoradouro para navios vindos de todas as partes do mundo.
Como Visitar as Fazendas:
Fazenda Riachuelo
20 km do Centro de Ilhéus
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 15
Tel (73) 3633-6899
Fazenda Provisão
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 27
(73)9906-9903 / (071)9975-7495
Fazenda Renascer
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 25
(73) 3231-3996
Fazenda Almada
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 18,5
Tel: (73) 3633-6649/(73) 3689-4053/ (73) 9983-5500
Fazenda Mucambo
(73) 3234-1212
Onde ficar
Hotel La Dolce Vita


Endereço: Rua A, nº 114 – Rodovia Ilhéus-Olivença, km 2,5, Loteamento Jardim Paraíso. Telefone: 73 3234.1212

res@ladolcevita.com.br
Resort Tororomba
Rod. Ilhéus-Una – Km 21
Tel: (073) 3234-1400
e-mail: reservas@tororomba.com.br
Jardim Atlântico Beach Resort
Rodovia Ilhéus-Olivença, Km 2 – Loteamento Jd. Atlântico
Tel: (73) 3632-4711
e-mail: reservas@resortjardimatlântico.com.br
Kani Resort
Ilha da Atalaia
Canavieira – Bahia
Tel: (073) 9111-44967
Village Back Door Hotel
Rod. Ilhéus-Olivença, Km 13,5
Tel: (73) 3269-1141/ (73) 3269-1649
Email: reservas@villagebackdoor.com.br
Indaiá Eco Village
Rod. Olivença-Una – Km 27 – Praia do Acuípe – Ilhéus-Bahia
Tel: (73) 3634-1197/3634-6667
Email: villageindaia@uol.com.br
Ecoporan
Itacaré – Ba.Tel: 3251-2470/
E-mail: reservas@villaecoporan.com.br
Ilhéus Hotel
Rua Eustáquio Bastos,n° 144 – Centro de Ilhéus
Tel: (73)3634-4242
Aratama Pousada
Av. Beira Mar, 1.200 – Ilha de Atalaia – Canavieiras – Ba.
Tel: 3284-2347
info@aratamapousada.com

Assessoria BahiaTursa

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Esporte Clube Bahia comemora seus 83 anos.

É com muita alegria que no primeiro dia do ano o Esporte Clube Bahia comemora mais um ano de vida, foi em 01 de Janeiro de 1931 que nasceu um dos principais time do Brasil. Fundado por ex jogadores do Clube Baiano de Tênis e Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolística no final da década de 1920, tornou-se um dos Clubes mais populares do Estado e do Norte Nordeste do Brasil.
Hoje tem muitos motivos para comemorar pois, em 2013 o Esquadrão deu uma importante passo para sua democratização com a intervenção o advogado Carlos Rátis assume o Bahia fazendo um excelente trabalho abrindo e democratizando o Esquadrão. No dia 2 de Julho de 2013 data da independência da Bahia, também tornou dia da Independência do Esporte Clube Bahia, foi eleito o presidente Fernando Schmidt que de forma brilhante vem conduzindo o Esquadrão e aumentando seu maior patrimônio sua torcida. Hoje o Bahia tem mais de 15 mil associados.
O ano de 2014 entra e a certeza que um novo Esporte Clube Bahia nasce junto com ele. Parabéns Esquadrão de Aço que continue brilhando na sua belíssima historia de sucesso.