Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A água em destaque 05 de novembro inaugurada Usina Hidrelétrica de Itaipu

Em 05 de novembro de 1982 é inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. A capacidade instalada de Itaipu é de 12.600 megawatts. São 18 unidades geradoras de 700 megawatts cada um. Outras duas unidades devem ser instaladas nos próximos anos. A obra custou US$ 16 bilhões com valores atualizados.
A Usina se chama Itaipu devido a uma ilha que existia próxima ao local da construção, tendo como significado “o som de uma pedra”.
A Itaipu Binacional é a empresa que gera a maior usina hidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo. A Usina de Itaipu foi criada em 1975, caso queira saber mais, visite o endereço http://www.itaipu.gov.br/
Era década de 1960, Brasil nas mãos dos militares, audaciosos projetos de modernização. Lá estava ela, projetada para o iluminar o futuro do país.
1973, primeira crise do petróleo. O preço do barril se eleva mais de 300% e o mundo começa a pensar mais sério em outras fontes possíveis de energia.
Dentro deste contexto, e pelo fato de o Brasil possuir um território rico em grandes e importantes rios, foi iniciada a obra da que seria a maior usina hidrelétrica do mundo: Itaipu.
PANORAMA DA BACIA HIDROGRÁFICA TIETÊ-PARANÁ O lugar escolhido para a construção desta gigante máquina de energia foi a antiga região do Salto de Sete Quedas, na divisa entre Brasil e Paraguai. Salto de Sete Quedas era o nome dado a um conjunto de quedas d’águas do rio Paraná.
O rio Paraná é um importante sistema fluvial do país, sendo o nono maior do mundo. Nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e corre no sentido sul, passando pelo estado do Paraná e desaguando na foz do Iguaçu.
Por ser um rio tão importante, imagina-se que sua capacidade ou fluxo de água seja grande também. Foi exatamente por isso que a região do Salto de Sete Quedas foi escolhida para a construção de Itaipu. Mediu-se o local em que o potencial de energia seria mais alto e lá foi feita a usina.
As sete quedas desciam rio abaixo consecutivamente, uma atrás da outra. Na base da última é que foi feita a barragem, de modo que toda a água ficasse retida atrás da barragem e tivesse ainda mais força na hora de cair e passar pelas turbinas (de maneira bem simples, foi isto que fizeram).

Nenhum comentário: