Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O despertar da mentalidade ecológica

Há décadas a humanidade já vem dando lancinante grito ecológico de basta ao desenfreado desenvolvimento destruidor. O Clube de Roma, em 1972, publicou o relatório “Os limites do crescimento”. Elaborado por especialistas da alta credibilidade preocupados com o Meio Ambiente e com o desenvolvimento sustentável, alertou o mundo para os gravíssimos problemas da industrialização acelerada, do rápido crescimento demográfico, da crise de alimentos, do esgotamento de recursos não renováveis, da deterioração do meio ambiente, da futura crise de energia, da tecnologia devastadora. Naqueles idos, o Cube de Roma defendia o crescimento zero para países ricos a fim de evitar o colapso da vida humana. Mesmo tenha sido alarmista e não tenha considerados variantes no processo de desenvolvimento, o alerta conserva ainda validade.
Se assim estávamos na década de 70, imaginemos hoje o agravamento da situação. O crescimento continuou acelerado e sem piedade da natureza. Diante de uma destruição globalizada, só uma reação também global resolve. E esta nasce do despertar da consciência que ouve o grito da Terra contra as forças que matam os ecossistemas e conseqüentemente toda a vida do planeta.
A Terra sangra de dor e por isso grita. Até agora fizemos ouvidos moucos. Esquecemos que ela nos antecede em bilhões de anos. Além disso, atende a um mínimo de bom senso, ao chegar a um lugar existente, conhecer as regras que ai funcionam. Ocupamos este mundo como se tivéssemos criado, desrespeitando os princípios básicos da vida. Água, oxigênio, fauna e flora constituem sua substância primeira e fundamental. Por toda agressão contra a terra paga-se enorme preço presente e futuro. E por sua vez cuidar dela garante-nos a todos a vida.

J.B. Libanio, sj


Nenhum comentário: